Prêmio Edison Carneiro e Congresso Nacional do Samba agitam a semana
Os dois eventos aconteceram na semana que comemora o Dia Nacional do Samba
No último domingo, 30, a 1ª edição do Prêmio Edison Carneiro consagrou as 15 melhores iniciativas em inovação e valorização cultural do samba e Carnaval, no Museu da Arte do Rio (MAR). A cerimônia também abriu o 3º Congresso Nacional do Samba, que aconteceu nos dias 1 e 2 de dezembro no Palácio Capanema (centro do Rio).
O Prêmio Edison Carneiro é realizado pelo Portal do Carnaval – um projeto da UNIRIO que envolve profissionais, empreendedores, grupos e instituições culturais vinculados à “Economia Criativa do Carnaval”. Seu nome é uma homenagem ao pesquisador baiano Edison Carneiro, que idealizou e presidiu o 1º Congresso Nacional do Samba em 1962, no Rio.
As 15 melhores ações foram:
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1) Produção acadêmica:
Melhor tese sobre samba e carnaval: Guilherme Faria (“O G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro e as representações do negro nos desfiles das escolas de samba nos anos 1960”);
Melhor dissertação sobre samba e Carnaval: Bruno Baronetti (“Da oficialização ao sambódromo: um estudo sobre as escolas de samba de São Paulo (1968-1996)”);
Melhor monografia sobre samba e Carnaval: Ricardo de Moraes (“Políticas públicas para os desfiles das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro”).
2) Produção literária não acadêmica:
Melhor obra/livro/texto literário de não ficção sobre samba e Carnaval: Fábio Bastos (“Titias da Folia – o brilho maduro de escolas de samba de alta idade”);
Melhor obra/livro/texto literário de ficção sobre samba e Carnaval: Raphael Moreira (“SAMBA MENINO – a história do samba contada para a criançada”);
Melhor sinopse/argumento/justificativa de enredo de escola de samba: Rafael Moreira de Oliveira (“Máscaras…uma viagem misteriosa de arte e sedução”).
3) Produção jornalística:
Melhor matéria sobre samba e Carnaval: Mariana Filgueiras (“Eles param os blocos”);
Melhor fotografia sobre samba e Carnaval: Samuel Vieira (“Escola de Afeto”);
Melhor documentário sobre samba e Carnaval: Theresa Jessouroun (“Coração do samba”).
4) Inovação e Empreendedorismo:
Empreendimento economicamente mais inovador no segmento de samba e Carnaval: Rafael Leite (“Percussão Brasil e NECUP: Uma Trajetória em Busca da Renovação do Carnaval de Belo Horizonte”);
Empreendimento socialmente mais inclusivo no segmento de samba e Carnaval: Pedro Gava (“Ala Loucos pela X”);
Empreendimento ambientalmente mais sustentável no segmento de samba e Carnaval: Sérgio Silva (“workshop de carnaval – atelier de adereços com material reciclável”.
5) Valorização e promoção cultural:
Melhor roda de samba em espaço público: Roda de Samba da Pedra do Sal (Walmir Baptista);
Melhor acervo histórico sobre samba e Carnaval: Centro Cultural Cartola (Nilcemar Nogueira);
Melhor evento de promoção do samba e do Carnaval brasileiro fora do Brasil: International Samba Festival Coburg – Alemanha (Nini Beyersdorf).
Acessando o link podem ser conhecidos mais detalhes dos projetos classificados.
Nilcemar Nogueira, do Centro Cultural Cartola, observa: “É importante registrar, difundir e respeitar aquilo que é nosso, afinal samba não é só festa. É acima de tudo uma representação social”. Walmir Baptista, um dos organizadores da Roda de Samba da Pedra do Sal acredita que “esta iniciativa valoriza o que normalmente não é valorizado pela grande mídia”.
Já o 3º Congresso Nacional do Samba, com o tema “Samba & Carnaval – atores, visões e realizações”, aconteceu nos dias 1 e 2 de dezembro. Cinco mesas-redondas compostas pelos finalistas de cada categoria e jurados estavam na programação.