Presidente Figueiredo, o paraíso das cachoeiras no Amazonas

Por: vivaobrasil | Comunicar erro

Cachoeira da Pedra Furada, uma das mais conhecidas de Presidente Figueiredo[/img]

É em Presidente Figueiredo, no distrito de Balbina, que fica localizada a Usina Hidrelétrica de Balbina, considerada um dos maiores erros de planejamento da história elétrica do país. Uma enorme área teve que ser inundada para sua criação, retirando povos da região e alterando profundamente o habitat de diversas espécies, e sua capacidade elétrica é muito baixa, aproximadamente 275 MW (para se ter uma ideia a Hidrelétrica de Tucuruí, também na Amazônia e com a mesma área de inundação, produz cerca de 8.370 MW).

Atualmente nas dependências da usina existe um centro de preservação da vida silvestre local, que tem como principal bandeira os cuidados com o Peixe-Boi da Amazônia, animal muito dócil que habita a floresta e está ameaçado a extinção por conta da caça e assoreamento de rios.

Nossa Experiência:

Presidente Figueiredo teve um sabor especial para o Viva o Brasil  porque podemos ter contato direto com a população. A diversidade cultural é uma das coisas mais interessantes que encontramos por lá, podemos ver uma Amazônia que não fazia parte do nosso imaginário.

As cachoeiras são um show a parte e os animais encantam pela sua beleza, conseguimos ver um boto rosa bem tímido e uma arara azul em seu habitat natural, coisas muito lindas e raras nos dias de hoje. Em cada lugar é possível conhecer uma fonte do Rio Negro, as águas de lá são mais puras que já conhecemos e conseguimos apenas descrevê-las como “águas leves”, tivemos a oportunidade de ir em uma nascente e bebemos a água mais pura que já experimentamos, sem contar o ar, as árvores, o céu, a chuva da floresta amazônica que são sensacionais.
Presidente Figueiredo é um presente da natureza para seus amantes, uma pena ver que parte disso está embaixo da represa de uma usina que não é tão eficaz quanto poderia ser.

Como chegar: Presidente Figueiredo

Presidente Figueiredo fica a 107 KM de Manaus  e a melhor forma de chegar até lá é de carro. Indicamos que sua viagem seja feita com veículo próprio para poder realmente conhecer a região, já que as distancias entre as comunidades são um pouco grandes.

Clicando Aqui você consegue o trajeto de carro de Manaus até a cidade.

Está afim de viajar, mas ainda não tem um destino? Gosta de tranquilidade, belezas naturais, contato com a cultura local e quer fugir um pouco do stress da cidade? Conheça e visite o blog Viva O Brasil, ou curta nossa página no Facebook.

usina-balbina
cachoeira-do-santuario

Compartilhe:

Tags: #cachoeiras
Autor: vivaobrasil

O Viva O Brasil é um blog que divulga informações sobre o turismo e cultura brasileira. Se você está pensando em viajar, mas ainda não tem um destino, não gosta do tumulto e gosta de lugares mais tranquilos, visite nosso blog e arrume as malas!

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário vivaobrasil da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.