Principais chapadas do Brasil reúnem diferentes espetáculos naturais

03/02/2016 17:49 / Atualizado em 07/05/2020 02:08

Destino ideal para amantes de ecoturismo e aventura, as chapadas brasileiras reúnem grandiosos espetáculos naturais que proporcionam aos viajantes um extremo contato com a natureza. Espalhadas pelo Brasil, as atrações são verdadeiros refúgios ecológicos que há anos atraem turistas do mundo inteiro. Entretanto, apenas há pouco tempo vem ganhando cada vez mais admiradores e espaço na lista dos viajantes.

Com o objetivo de estimular o turismo nessas regiões, a Chapada Brasil Tours busca oferecer diferentes atrações que contemplam algumas das principais chapadas brasileiras. Conheça mais sobre cada uma delas:

Chapada dos Guimarães

Com o objetivo de preservar a grande variedade de recursos naturais encontradas na região da Chapada dos Guimarães (Mato Grosso), foi criado em 1989 o Parque Nacional da Chapada. O parque está localizado nos municípios de Chapada dos Guimarães e Cuiabá, e é muito conhecida pelo Circuito das Cachoeiras ou Caminho das Águas como também é chamado.

Quando estiver por lá, não deixe de visitar o Vale do Rio Claro, o Caminho dos Paredões e a Cachoeira Véu da Noiva, um dos pontos mais conhecidos da Chapada.  As cavernas da região também merecem destaque como a Caverna do Aroe Jari e a Caverna Kiogo Brado.

Chapada dos Veadeiros

Paisagens de rara beleza, nascentes, dezenas de cachoeiras e muitas atividades na natureza fazem da Chapada dos Veadeiros uma excelente opção de destino no cerrado brasileiro. Declarado como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2001, a Chapada é considerada por muitos um local enigmático, atraindo místicos que acreditam na força de seus cristais e energias cósmicas.

Para quem gosta de sossego, na pacata vila de São Jorge, na Chapada dos Veadeiros por exemplo, as ruas da pequena vila ainda são de terra, e pela noite, aquele céu longe de qualquer poluição permite que as estrelas brilhem ainda com mais força. Se a proposta é conhecer a região longe de muvuca, escolha visitar a Chapada em dias úteis, fora da alta temporada. Como o destino fica relativamente próximo de Brasília (a apenas 230km) e de algumas cidades de Goiás, em feriados e finais de semana o movimento cresce muito. Fazem parte do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros os municípios de Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás. Nesse outro artigo citamos o que mais gostamos de fazer por lá.

 
 

Chapada Diamantina

Já na região Nordeste, a Chapada Diamantina prova que a Bahia não é somente praias e coqueiros. O estado também preserva uma rica fauna com uma vegetação singular, são nascentes de águas cristalinas, montanhas, mirantes, cachoeiras e muitas atividades para os viajantes curtirem ao ar livre!

Declarado como Parque Nacional nos anos 80, a Chapada Diamantina atraí turistas em busca de aventuras. O destino também é conhecido por abrigar uma das maiores quedas de água do Brasil, a Cachoeira da Fumaça, e uma das mais belas, a Cachoeira do Buracão emoldurada por um cânion com seus 85 metros de altura. Perto dali, o Poço Azul também é um destino que merece sua visita.

Chapada das Mesas

Também na região Nordeste, o Parque Nacional da Chapada das Mesas é uma área de proteção ambiental no centro-sul do Maranhão, próximo à divisa com Tocantins, que reserva cenários encantadores. A Chapada abrange os municípios de Carolina, Riachão, Imperatriz e Estreito, sendo os dois primeiros os mais conhecidos da região, considerados as portas de entrada do parque. Os passeios costumam ser feitos com as 4×4 que circulam pelas ruas de terra da região.

As formações rochosas são verdadeiras esculturas que destacam na geografia local, tonando-se espetáculos naturais vistos durante boa parte da viagem. Além das paisagens e vistas panorâmicas encontradas na Chapada, as cachoeiras do Santuário da Pedra Caída, e os poços de águas cristalinas, são excelentes locais para banhos.

Conheça outros destinos incríveis, acesse o GuiaViajarMelhor.com