Quando o Brasil descobrir Portugal

15/06/2015 18:50

22 de abril de 1.500.

Todo mundo já sabe a história.

Pedro Álvares Cabral chega com sua esquadra ao Brasil, por acaso ou não, depois de ter partido de Lisboa e descobre o Brasil.

Torre de Belém, de onde partiu a esquadra de Cabral no descobrimento do Brasil
Torre de Belém, de onde partiu a esquadra de Cabral no descobrimento do Brasil

Nos 300 anos seguintes, o Brasil vai se transformando e se tornando cada vez mais português. Nas ruas, na arquitetura, na forma de se vestir, na forma de se organizar e, principalmente, na forma de falar.

E há quase 200 anos, eles se separaram e o Brasil foi ficando cada vez mais distante. O desconforto de ter sido colônia tão explorada e a possibilidade, enfim, de sermos um país liderado por brasileiros fez cada um seguir seu caminho.

Elétrico na Rua da Bica de Duarte Belo e a arquitetura colonial que está em todo Brasil
Elétrico na Rua da Bica de Duarte Belo e a arquitetura colonial que está em todo Brasil

Hoje, essa distância cultural diminuiu bastante. A imigração portuguesa no início do século 20, Saramago, Roberto Leal (por que não?!), Cristiano Ronaldo, e muitas outras coisas ajudaram. Mas ainda falta muito ao Brasil conhecer Portugal.

Quando nós iniciamos a pesquisa das bandas portuguesas para Around The World In 80 Music Videos, nos sentimos como se estivéssemos descobrindo Portugal, já que não os ouvimos em nossas rádios, TVs e sites. E vimos a quantidade de música boa que caberia muito bem em nossos palcos.

Por que então o Brasil não ouve o rock de lá?

Frankie Chavez no palco da Volvo Ocean Race
Frankie Chavez no palco da Volvo Ocean Race

Morar 1 mês em Lisboa nos fez conhecer muita gente talentosa e ver o que é o rock de lá. A influência da guitarra portuguesa, dos ritmos africanos, da ocidentalidade européia, do rock inglês e várias outras construíram uma cena alternativa diversificada, assim como no Brasil dos últimos 10 anos.

E um deles é Frankie Chavez, que estreia esta semana em nosso canal. Ele faz o que muitos tentam e poucos conseguem fazer bem. É rock, é blues, é surfmusic e é violão clássico. Rock contagiante que às vezes até lembra o Tenneesee.

Por isso, recomendamos a todos o que anda acontecendo em Portugal. Do bluesrock ao psicodélico cantado em português. Ouçam!

Pra ver o clipe, assista abaixo. E acompanhe mais como foi essa história em nosso Facebook e Instagram.