Quando usar o Airbnb para se hospedar no intercâmbio
O Airbnb é um site de aluguel de acomodações ao redor do mundo, que tem crescido muito! O futuro hóspede entra no site, digita o destino e faz a busca do que deseja: pode ser alugar um apartamento inteiro, por exemplo, ou apenas se hospedar em um quarto durante um período. O usuário tem acesso a fotos, avaliações de outros hóspedes e ainda consegue pagar usando o cartão de crédito. Serve para turistas, mochileiros e –por que não?– intercambistas.
Sim, os intercambistas estão invadindo o universo do Airbnb. Por isso, a agência Descubra o Mundo, especialista em estudos no exterior, destacou aqui quando pode ser interessante recorrer a essa opção durante um intercâmbio.
Quando quiser um lugar para ficar nos primeiros dias
- Verão no Brasil sem gastar muito: 5 destinos deslumbrantes e econômicos para fazer em janeiro ou fevereiro
- Programa oferece intercâmbio para jornalistas na Alemanha
- Ano Novo: 3 destinos no interior de SP para viajar em família
- Conhecer a Bahia com pouco dinheiro? 4 lugares que não pesam no bolso
Ao invés de se hospedar em um hotel ou albergue, uma opção interessante é fechar logo um quarto de apê para os primeiros dias. Esse é o período que você precisa para chegar com calma e depois procurar um lugar fixo para morar. O anfitrião pode, inclusive, dar dicas bacanas.
Quando o intercâmbio for de curta duração
Já que a ideia do site é oferecer hospedagens temporárias, pode ser vantajoso usar o Airbnb durante intercâmbios de curta duração (até um mês). Mas, se o intercâmbio se prolongar, provavelmente será mais interessante alugar um apartamento comum ou se mudar para uma casa de família.
Quando estiver em grandes cidades
As hospedagens clássicas – hotéis e apartamentos comuns, alugados por intermédio de imobiliárias – podem ser bem salgadas em cidades grandes, como Nova York, Chicago, Paris, Barcelona, Londres. Em destinos assim o Airbnb costuma ser ainda mais atraente. Pesquise todas as opções e faça as contas.
Quando a escola não oferecer residência estudantil
Uma boa ideia para economizar pode ser escolher uma escola mais simples, que não ofereça acomodações ou residência estudantil, e, assim, se hospedar em um apartamento escolhido por você mesmo no Airbnb. Mas atenção novamente: coloque tudo na ponta do lápis para ter certeza que a troca compensa.
Fique esperto: no Airbnb, o anfitrião dita as regras da casa. Quem topar esse tipo de hospedagem, deve estar pronto para se adequar. Vale lembrar que o anfitrião não é obrigado a oferecer alimentação ou roupa lavada. Informe-se sobre o que está incluso no valor e não deixe de ler as avaliações dos outros hóspedes, que darão uma boa ideia sobre o que esperar. Veja aqui o depoimento de uma intercambista da Descubra o Mundo que se hospedou em Buenos Aires, Argentina, usando o site.
A agência Descubra o Mundo tem uma equipe superantenada, que dá todos os toques necessários sobre hospedagem durante o intercâmbio. Informe-se e planeja a sua temporada de estudos no exterior.