Redescobrindo Nova York, a capital do mundo

Por Liliana Albuquerqu​e, em parceria com a CI Intercâmbio e Viagens

O que mais há para dizer sobre uma cidade sobre a qual já foi escrita tanta coisa? Nova York é um universo a parte, e sempre é possível descobrir novas coisas ou redescobrir atrações.

[tab:Shakespeare no parque]

 

O Central Park conjuga natureza e cultura como poucos lugares no mundo. Algumas peças do festival “Shakespeare in the Park” são gratuitas, mas para essas é preciso chegar bem cedo para garantir lugar. O projeto vem acontecendo já há décadas e o conceito se espalhou por outras cidades.     

[tab:NY Comedy Fest]

Assim como Paris, Nova York abriga diversos festivais, de música e de cinema especialmente, mas há também espaço para gêneros mais específicos como a comédia. Se você gosta de rir e estará por lá em novembro, porque não passar por um dos seus famosos clubes de comédia? São os mesmos lugares que revelaram ao mundo comediantes que faziam stand-up e que depois se tornaram famosos, como Jerry Seinfeld, Chris Rock ou o próprio Woody Allen.    

 

[tab:Porto Rico Day]

 

Numa cidade tão cosmopolita quanto Nova York, há dia para celebrar as mais diversas culturas, como o Saint Patrick’s Day ou mesmo o Dia do Brasil. Outra das datas famosas, especialmente por celebrar a cultura latina, é o Porto Rico Day, que acontece em maio e tem até uma parada. 

[tab:Brooklyn]

 

Vale a pena passear pelo Brooklyn, especialmente pela zona de Williamsburg: o bairro que antes era considera subúrbio de Manhattan virou descolado (e caro) nos últimos anos. A área oferece parques, bares, brechós e cafés como o Roebling Tea.

 

[tab:Tom’s Restaurant]

 

Localizado no Upper West Side, perto da Universidade Columbia, esse o Tom’s Restaurant era o ponto de encontro fictício na série “Seinfeld” e virou canção na voz de Susanne Vega. Vale a pena provar os pratos desse “diner” que pertence a uma família greco-americana.

 

[tab:Highline Park]

 
Créditos: Iwan Baan
 

Trens costumavam passar pela área que foi revitalizada há alguns anos e virou uma espécie de passarela/jardim público. Bom para passear numa tarde tranquila e apreciar a vista.

 

Halloween Parade

 

Como nos Estados Unidos não se costuma celebrar com tanto entusiasmo festas como o Carnaval, a melhor ocasião para vestir uma fantasia por aquelas bandas é o Halloween, que acontece no final de outubro. A festa geralmente empolga mais as crianças, mas os adultos também podem se divertir na parada que rola no bairro do Village. E o melhor, é uma festa aberta ao público.