Refugiado afegão de 110 anos caminha 5.000 km para chegar à Alemanha
Abdul Quader Azizi é afegão, declarados 110 anos de idade, cego e surdo, e caminhou por oito meses, cerca de 5.500 quilômetros, para chegar à Europa.
Na última semana, entrou com pedido de asilo na Alemanha e está sendo considerado o refugiado mais velho a entrar no país desde que foram abertas as fronteiras para a recente onda de imigrantes.
Segundo sua filha, Safelma, Abdul nasceu em 1º de janeiro de 1905, mas isso não pôde ser confirmado, pois ele não possui documentos de identificação.
- Refugiados: número de deslocamentos forçados é o maior em 70 anos
- Iniciativas na Alemanha ajudam refugiados que chegam ao país
Na segunda-feira, ele foi encontrado com mais oito parentes na cidade de Passau, caminhando com uma bengala.
“Mesmo se o homem tiver 90 anos, o que seria seguro afirmar, sua fuga do país pode ser considerada um feito extraordinário”, afirmou uma porta-voz da polícia alemã, segundo o jornal alemão “Deutshe Welle”.
De acordo com as autoridades, Azizi está saudável e dispensa cuidados médicos. Safelma contou à rádio alemã Bayerische Rundfunk que Abdul caminhou boa parte do trajeto a pé e que foi carregado durante alguns trechos.
A família decidiu fugir do Afeganistão depois que o Talibã matou três dos irmãos de Abdul. Agora, aguarda no centro de acolhimento de Deggendorf, no sul da Baviera, os procedimentos para que seja aprovado o pedido de asilo.