Rethymno, a capital artística e intelectual de Creta

A cidade promove o maior Carnaval da ilha de Creta e um dos mais famosos e tradicionais da Grécia

02/02/2015 07:11 / Atualizado em 06/05/2020 18:36

wp-image-797498 size-full
wp-image-797498 size-full
Vista panorâmica do Rethymno, através da Fortezza[/img]

Andar pelas ruas antigas do Rethymno, é perceber facilmente os registros do período bizantino e de quando foi ocupada por venezianos e otomanos. As marcas ficaram expostas na arquitetura, com fortezza, casarões antigos, ruas estreitas, mosteiros e mesquitas. Atualmente muitos dos casarões foram transformados em hotéis, bares, tavernas, restaurantes e lojas de produtos turísticos.

 
  - Picasa
 
 
 
 
aligncenter wp-image-797497 size-full
aligncenter wp-image-797497 size-full

 
  - Picasa

Um dos maiores eventos da cidade é o Carnaval, atraindo milhares de visitantes e foliões de toda a Creta. Com animações durante a semana que antecede o Carnaval, é no domingo que de Carnaval que acontecem os desfiles de rua. Inúmeros blocos, com pessoas fantasiadas e carros alegóricos, animam o público que superlota ruas, calçadas e varandas, em busca de acompanhar toda essa agitação, do maior carnaval de Creta.

 
 
Desfile dos blocos de Carnaval[/img]

aligncenter wp-image-797495 size-full
aligncenter wp-image-797495 size-full - Picasa

 
 

Além das atrações históricas e da linda orla marítima, que é bastante frequentada durante o verão, existem muitas praias e montanhas em localidades circunvizinhas, que merecem ser visitadas. Certamente você encontrará pequenas aldeias, com casinhas rústicas, charmosas e simples, decoradas com flores e portas coloridas. Parar em algum vilarejo e encontrar um café, será ótimo para você conhecer mais a hospitalidade dos cretenses.

 
 
Spili[/img]

Seguindo para o sul do Rethymno, passe no Mosteiro bizantino de Arkadi, 20 km da cidade, construído em uma posição estratégica, ao sopé do monte Psiloritis, é bastante conhecido pelos sacrifícios de muitos cretenses que tiveram abrigo lá, durante ocupação otomana, no 1866. Quando estes não tinham mais chances de escapar, colocaram fogo em seus barris de pólvora, causando a destruição do Mosteiro e as mortes de gregos e invasores. Você terá a sensação de fazer uma viagem no tempo, ao encontrar alguns objetos desse período, expostos no pequeno museu do Mosteiro.

 
 
 
 

wp-image-797474 size-full
wp-image-797474 size-full
Moni Preveli[/img]

 
 

Durante o passeio atravessará com o seu carro, o impressionante desfiladeiro Kourtaliotiko. É possível descer e explorar o rio, no abismo.

 
  - Picasa

O Mosteiro de Preveli, situado próximo à praia de Preveli, é dedicado à São João, o Teólogo e tem uma história rica e gloriosa por causa do envolvimento ativo dos monges em todas as lutas nacionais pela liberdade e educação dos Gregos. Muito valorizado e respeitado em Creta, conquistou esse mérito especialmente, durante a Segunda Guerra Mundial, servindo como saída para o Norte da África, para mais de 5000 patriotas e aliados de grande importância. Eles tinham abrigo no Mosteiro, até que os seu barcos ou submarinos chegassem. Em homenagem, há o Memorial Internacional de Resistência e Paz.

 
  - Picasa
 
 

E aí, ficou com vontade de conhecer essa cidade histórica e passar o Carnaval aqui?! Ainda tem tempo. Prepare a sua fantasia e venha! Para mais dicas sobre Rethymno e outros lugares da Grécia, acesse: www.agreciadoseujeito.com ou nos envie uma mensagem, será um prazer respondê-lo (a). Nossa página no Facebook: A Grécia do seu jeito