Rio terá museu do futebol em formato de bola giratória gigante

O primeiro centro de entretenimento do mundo dedicado ao futebol será construído no Rio de Janeiro. O edifício, em formato de uma bola de futebol gigante, estará em constante movimento. A construção terá 50 metros de altura e nove andares, que poderão girar separadamente em ambas as direções, com velocidade variável, o que dará vida ao edifício.

O projeto foi feito nesta sexta-feira, dia 12, na capital fluminense pela Dynamic Football Experience e o Navalmare Group. A construção começará ainda este ano, segundo as empresas.

O projeto é do arquiteto italiano David Fisher, considerado o “pai da arquitetura dinâmica”.

O edifício terá um museu do futebol totalmente interativo, com um andar dedicado a jogos virtuais de realidade aumentada. Por meio de um sistema de hologramas, desenvolvido originalmente com tecnologia da Nasa, o visitante poderá jogar ao lado de Pelé e Neymar e marcar todos os gols que quiser.

Em outro andar haverá um estádio virtual, onde o visitante se sentará diante de uma tela de 360º. Assim, terá a sensação de estar no estádio Santiago Bernabéu, em Madri, assistindo a uma partida do Real contra o rival Barcelona.

Nos outros andares haverá restaurantes e lojas, uma academia e um espaço educativo.

A maquete da bola será apresentada este mês na Itália, e foi produzida pela por uma empresa do grupo Ferrari.

Após o Rio, outros edifícios com movimento serão construídos em Londres, Nova York, Madrid, Milão, Barcelona e Jacarta, oferecendo aos fãs uma experiência futebolística.