Roteiro contempla as mais belas paisagens de outono no Reino Unido

Só pela descrição das cores já dá para ter uma ideia da paleta que forma o outono no Reino Unido.

Durante os meses de outono, as opções na região contam com matizes que incluem ocre vibrante, escarlate, tons vermelhos e dourados, marrom, bronze e ferrugem.

Sheffield Park Garden, em Sussex, Inglaterra

O órgão de proteção a propriedades históricas, jardins e monumentos britânicos, o National Trust, receberá o outono no hemisfério norte com o lançamento do Great British Walk (“Grande Caminhada Britânica”, em português), que ocorre de 8 de setembro a 24 de outubro com diversas opções de trilhas.

O site Viagem em Pauta traz abaixo cada uma das atrações.

[tab:Jardim de Sheffield]

Jardim de Sheffield (East Sussex, Inglaterra)

Jardins com paisagismo e trilhas até lagos encantadores são algumas das atrações do parque Sheffield.

Paisagem de outono no Sheffield Park Garden, em Sussex, Iglaterra

Os cinco lagos interconectados refletem as cores vivas da estação, com o ocre vibrante e o escarlate pintado pelos bordos-japoneses, ciprestes e bétulas.

A histórica área do parque já testemunhou caçadas de cervos pelos hóspedes da Sheffield Park House, entre eles Henrique 8º.

Um dos destaques é a trilha Woodland Play com jogos de aventuras e construção de tocas para exploradores jovens e mais velhos em uma área do bosque dentro do terreno.

Melhor passeio de outono: Sheffield Park Colourful Stories, para seguir rotas mapeadas, descobrir mais sobre os jardins e desvendar histórias coloridas sobre o parque.

Por Eduardo Vessoni, do site Viagem em Pauta

[tab:Abadia de Anglesey]

Abadia de Anglesey, Gardens e Lode Mill (Cambridgeshire, Inglaterra)

Conhecido por seus amplos caminhos e estátuas clássicas, este famoso jardim inglês ostenta uma variedade de folhagens em tons vermelhos e dourados.

Anglesey Abbey, em Cambridge, Inglaterra

Destaque para as folhas amarelas do acer-campestre que criam um corredor natural de entrada para o gramado do templo local. As frutas vermelhas ao longo do gramado proporcionam ainda mais cor, enquanto o moinho d’água em funcionamento e a casa abrigam atrações.

No outono, não deixe de conhecer a trilha Beyond Anglesey Abbey com o moinho Lode e as vias sinuosas de Fenland.

[tab:Abadia de Calke]

Abadia de Calke (Derbyshire, Inglaterra)

O parque Calke algumas das árvores mais antigas da Inglaterra. Esta reserva natural é o habitat dos errantes veados-vermelhos e suas árvores centenárias exibem todos os matizes do outono.

Animais pastam no Calke Park

Destaque para as caminhadas entre as árvores centenárias do parque Calke e a Old Man of Calke, árvore que acreditam ter 1.200 anos de idade, uma das mais antigas da Europa.

[tab:Winkworth Arboretum]

Winkworth Arboretum (Surrey, Inglaterra)

Enquanto o campo ao redor assume seu matiz suave castanho-avermelhado, cobre e dourado, as encostas de Winkworth ganham os tons mais fortes das montanhas chinesas e das florestas da Nova Inglaterra.

Winkworth, em Surrey, na Inglaterra

Na paleta de cores das colinas de Surrey estão matizes de marrom, cobre, bronze e vermelho.

Caminhe até um dos pontos de observação que se espalham pelo Arboretum para uma visão única das cores do lago.

Um dos destaques é o de Winkworth até Oakhurst com acesso ao bosque de Hydon’s Ball e o vilarejo de Hambledon que abriga a Oaskurst Cottage, uma casa inalterada por centenas de anos.

 

[tab:Castelo Powis]

Castelo Powis (Powys, País de Gales)

Erguendo-se acima do terraço ajardinado da propriedade, este forte medieval propicia um cenário fantástico no outono.

Outono nos Jardins de Powis

As cores quentes do castelo parecem refletir os ricos tons da folhagem outonal, enquanto as paredes vermelhas combinam com as videiras e as folhas dos bosques ao redor.

Destaque para os imponentes muros vermelhos do castelo Powis que formam um fundo dramático para as caminhadas pelos jardins.

Stourhead

Stourhead (Wiltshire, Inglaterra)

Visite um dos jardins mais belos do mundo e observe paisagens emolduradas por folhas secas e paletas na cor ferrugem.

Com um lago impressionante no centro, o jardim é planejado com templos e outros elementos arquitetônicos.

Crianças brincam no Stourhead, em Wiltshire, Inglaterra

Nesta época do ano o bordo-açucareiro começa a ficar vermelho-escarlate, anunciando o início da esplêndida estação de outono; os bordos-japoneses, cárpinos e castanheiras também exibem um show de cores.

Se estiver com a família, pegue um kit para caminhadas na recepção com objetos como lupas para observar insetos, gráficos de identificação, binóculos e vire um detetive da natureza enquanto explora Stourhead. Não se esqueça de procurar o carvalho mais alto do Reino Unido, que fica a colossais 40,4 metros do solo.

Destaque para a trilha circular de interesse histórico pelos bosques até a torre King Alfred. O itinerário prossegue até St. Peter’s Pump, passando pelo vale Six Wells e Stourhead House.

[tab:Monte Stewart]

Monte Stewart (County Down, Irlanda do Norte)

Além dos caramanchões de flores coloridas a cada esquina, os bosques exuberantes de monte Stewart se destacam na paisagem.

Jardins de Mount Stewart House, em County Down, Irlanda do Norte

Siga a trilha do lago para descobrir árvores e arbustos ornamentais com suas copas de outono vermelhas e douradas refletidas nas águas do lago.

Para as crianças, o local abriga patos e esquilos-vermelhos. Este último é um dos mamíferos nativos mais emblemáticos da Irlanda do Norte e a caminhada no monte Stewart é um dos melhores locais para vê-los na natureza.

[tab:Sizergh]

Sizergh (Cumbria, Inglaterra)

Vale a pena visitar os jardins desta propriedade de mais de 700 anos de história. No pomar é possível colher e degustar maçãs, marmelos e ameixas.

Jardins de tulipas em Sizergh

As árvores ornamentais e os lindos canteiros de ervas, especialmente plantados para o outono, oferecem aos visitantes a oportunidade de observar as cores e sentir os aromas locais.

A trilha lúdica de Sizergh propicia a crianças (e adultos) uma desculpa para explorar os bosques, e permite apreciar árvores centenárias, cogumelos de aparência exótica e a flora locais.

Destaque para o castelo Sizergh, na região do Lake District. O castelo, ainda habitado pelos Strickland, está cercado por uma propriedade agrícola tradicional com vistas para o campo. Elas abrangem o litoral na baía Morecambe, o Lakeland Fells e os montes Peninos.

Por Eduardo Vessoni, do site Viagem em Pauta