Roteiro de 3, 5 e 7 dias em Recife e Olinda

10/06/2016 14:58 / Atualizado em 07/05/2020 03:23

Cortada por diversos rios e canais a cidade de Recife é uma das maiores metrópoles do nordeste e o grande polo de diversas manifestações culturais bem marcantes do estado. No centro mais antigo da cidade, imponentes construções deixadas por portugueses e holandeses no período colonial abrigam lojas, restaurantes, museus, ateliês e bares que dão vida ao movimentado bairro. Aos finais de semana grupos de maracatu, dançarinos de frevo e capoeiristas apresentam as diversas manifestações a visitantes e moradores que passam pelo recife antigo.

A capital chama atenção por toda infraestrutura que dispõe aos turista, sendo um destino recomendado para quem gosta de grandes centros urbanos com diversas opções de pontos turísticos.

O litoral cercado por uma imensa parede de arrecifes de corais deu origem ao nome da capital . A Praia de Boa Viagem é a mais frequentada da cidade e passa por diversos bairros. A orla bem equipada com espaços para lazer, quadras de diferentes modalidades, pista de cooper e dezenas de quiosques mantém o movimento sempre constante de adeptos de atividades físicas e banhistas.

Nessa matéria nós do Guia Viajar Melhor separamos algumas sugestões de passeios para quem busca roteiros exclusivos para aproveitar o melhor que Recife e Olinda tem a oferecer. Todos esses passeios são feitos acompanhados de receptivos locais, garantindo maior comodidade e segurança aos viajantes, incluindo transfer buscando você no hotel que estiver e roteiros com guias bilíngues para estrangeiros.

#Dia1 – Praia de Boa Viagem e passeio de catamarã

Ao chegar a cidade o programa ideal é caminha na orla da cidade, a Praia de Boa Viagem tem cerca de 7km de orla sempre muito movimentada por moradores e visitantes que aproveitam a ótima estrutura de lazer, com quadras, playgrounds, quiosques, equipamentos de ginástica e ciclovia. Se tiver sorte e pegar a maré baixa é possível mergulhar nas piscinas naturais que se formam em algumas áreas da praia.

Durante a tarde é possível fazer um city tour diferenciado, conhecendo a cidade à bordo de um catamarã que cruza os rios e pontes do centro antigo da capital pernambucana. O passeio é bem agradável com instrutores que ao longo do trajeto informam os turistas com dicas e histórias sobre Recife.

 
 

#Dia2 – Saída cultural Recife Antigo e museus

Muito conhecida pelas diversas manifestação culturais que marcam uma das culturas mais efervescentes do Brasil, a capital pernambucana oferece ótimos museus como o Paço do Frevo instalado no antigo prédio da Western Telegraph com espaço totalmente dedicado ao ritmo e Cais do Sertão localizado na beira mar ao lado do Marco Zero, principal cartão postal do Recife Antigo.

Um passeio pelas ruas do bairro do Recife Antigo para compreender como era vida na cidade durante a época colonial, pontos como o Forte de 5 Pontas, a Capela Dourada, o Pátio São Pedro e a Casa de cultura de Pernambuco são paradas obrigatórias.

#Dia3 – Instituto Ricardo Brennad e Casa de Oficina Brennand

O Instituto Ricardo Brennand, em Recife, é considerado um dos melhores museus do Brasil. Para chegar até o museu é prreciso cruzar uma estradinha ladeada por palmeiras imperiais dá acesso a um jardim de esculturas, no qual uma amazona rechonchuda de Botero é a primeira atração.

A Pinacoteca reúne os principais tesouros: documentos do Brasil Império e quinze quadros de Frans Post – a maior coleção do pintor holandês no mundo. Obras de Debret, Taunay e Rugendas também compõem o acervo. Outra coleção, espalhada pelo Castelo São João, reúne três mil armas e armaduras medievais.

O ceramista Francisco Brennand transformou a olaria da família em ateliê e museu. Pinturas, painéis, azulejos e esculturas estão espalhadas em todos os comôdos. A visita também inclui um passeio pelos jardins projetado por Burle Marx.

Leia a matéria completa aqui.

Foto1: Kveldulf Aracnus / Foto2: Fred Matos / Foto3: Carmel Bandim