Rotterdam, a cidade holandesa da arquitetura

05/01/2015 13:33 / Atualizado em 06/05/2020 18:16

 
 
Rotterdam é a segunda maior cidade da Holanda e possui o maior porto da Europa, um dos maiores do mundo, o que a torna um dos principais centros comerciais do planeta.

Seu porto foi considerado o mais movimentado do globo entre 1962 e 2004, sendo ultrapassado desde então pelo porto de Shangai, na China.

O nome “Rotte” vem do nome de um pequeno rio afluente, o Rotta, e “Dam” é uma palavra de origem inglesa, que significa “barragem”.

Minha Viagem

Minha porta de entrada na Holanda foi a cidade de Eindhoven, pois como falei neste post, voar de Dublin para lá era mais barato do que voar para Amsterdam.

Então, tomei um trem na estação central de Eindhoven com destino a Rotterdam e assim cheguei na cidade por volta de 11h. Meu check-in deveria ser feito após às 14h. Por isso, assim que saí da estação central já fui me empenhando em em conhecer a cidade sem pressa de ir para o albergue.

Veja abaixo um pouco do que vi por lá:

Pontos Turísticos

Estação Central

A beleza de Rotterdam já começa no início do seu passeio, pela estação central. Tive o prazer de praticamente batizá-la, pois ela foi oficialmente aberta pouco menos de um mês antes de eu visitar a cidade.

Prevendo um fluxo de 325.000 passageiros para 2025 e dado o crescente número de trens, viu-se a necessidade de ampliação da estação outrora existente e, em 2004, iniciou-se então uma revitalização da região no entorno da estação e construção da mesma.

Após a demolição total da unidade previamente existente, usuários tiveram que, entre 2007 e 2012, utilizar um prédio temporário em outro endereço, como nov estação. Esse prédio era famoso por ser azul como os Smurfs e tinha o túnel de ciclistas funcionando como túnel de passageiros.

As obras da nova estação foram concluídas em 13 de março de 2014, quando ela foi reaberta oficialmente pelo então rei holandês Willem-Alexander.

Como símbolo de preservação da natureza, uma das árvores de 60 anos de idade que tiveram que dar lugar às obras foi replantada no local que abrigou a estação temporária.

A atual Central Station atende rotas para praticamente toda a Holanda, além de rotas internacionais, como Antuérpia, Bruxelas, Paris e Lile.

Ponte Erasmus 

A Ponte Erasmus é sustentada por cabos ligados a dois pilares principais, sendo também uma ponte basculante, que se levanta para a passagem de grandes embarcações.

Essa ponte de 1996 tem 802 metros de extensão e divide a cidade de Rotterdam em norte e sul. Já foi mostrada no filme de Jack Chan “Quem sou eu?”, de 1998, e foi usada também pelo evento “Red Bull Air Race”.

Torre Euromast

O Euromast foi construído em 1960 para marcar a ocasião da Floriade, a exibição internacional de flores e jardins.

O nome “Euro” se deve ao fato de Rotterdam estar localizado bem no coração do mercado europeu, e “Mast” é um sufixo holandês para “matro”, também utilizado por outras nacionalidades, como suecos, alemães, noruegueses e entre outros.

A torre tem 186 metros de altura e um observatório a 32 metros, que é uma réplica de uma sala de controle de um navio. O elevador da torre e capaz de levá-lo até o topo em 30 segundos.

Ainda, ela possui dois restaurantes, o De Rottiserie na altura do observatório, de primeira classe, com talheres de prata, um ambiente bastante luxuoso e vista panorâmica, e a cafeteria, na altura da rua, construída nos moldes de um teatro.

Acima do restaurante, há uma pequena escada que o levará a um observatório, que em dias claros e sem neblinas o permitirá ver a um raio de 30km, cidades como Antuérpia e outras vizinhas.

Os preços atuais para ter acesso ao alto da torre são os seguintes:

Adulto: ¢9,25

+ 65 anos: ¢8,25

Crianças (entre 4 e 11 anos): ¢5,90

Crianças e Supereuromaster: ¢9,10

Crianças e Expedição Euromaster: ¢13,20

Preços para grupos e portadores de cartões Euro Mast são diferenciados.

De Rotterdam

Este prédio de 44 andares foi desenhado em 1998 por Rem Koolhaas e é um dos símbolos de Rotterdam e da Europa. Ele fica entre a Torre KPN e o Terminal do Cruzeiro da cidade e terminou de ser construído no final de 2013, tendo em sem interior escritórios, apartamentos e um hotel.

Teve o custo final de 340 milhões de euros e movimentará em torno de 5 mil pessoas em seu interior.

Old Harbour

O Old Harbour (Porto Antigo ) é o porto mais velho de RRotterdam, construído no século 14, dentro do qual muitos navios históricos estão ancorados.

Há um pequeno estaleiro onde esses navios são restaurados em grande estilo. Próximo ao porto, há as famosas Casas Cúbicas, dando à região um ar antigo e moderno, que é característica de Rotterdam.

Um dos destaques do porto é a Casa Branca, o primeiro arranha-céu construído na Europa.

Construído em 1898, o prédio tem 43 metros de altura e foi por muitos anos o maior prédio empresarial da Europa.

Sua construção foi inspirada nos prédios de Manhattam (Nova Iorque), por um de seus idealizadores. Atualmente, possui um ótimo café na base do prédio, onde você pode tomar um drinque ou comer alguma guloseima holandesa.

Casas Cúbicas

As Casas Cúbicas são um projeto do arquiteto Piet Blom, que na verdade foi a solução encontrada por ele nos anos 70 para construir casas sobre uma passarela de pedestres.

São 38 casas no total que simbolizam árvores e em seu conjunto uma floresta.

Quer dormir em uma dessas casas? Reserve aqui uma cama no albergue Stayokay de Rotterdam, que ocupa um dos megacubos!

Uma forma de conhecer as casas por dentro ir lá de segunda a domingo, das 11h às 17h, e pagar a taxa admissional, conforme a tabela abaixo:

Crianças (<3 anos): gratuito

Crianças (3 a 11 anos): ¢1,50

Adultos (12 a 64 anos): ¢2,50

Idosos (>65 anos) e estudantes: ¢2,00

Vila Zebra

A Vila Zebra é um museu com exibições para crianças de 3 a 12 anos de idade. Há workshops e excursões (a maioria em holandês) para as crianças.

The Red Apple

O The Red Apple (A Maça Vermelha) é um prédio majoritariamente residencial de Rotterdam com 40 andares, construído em 2009 e é o sexto maior da cidade.

Museu de História Natural

A região Dijkzigt (onde fica o museu) foi originalmente construída em 1852 e em 1995 foi ampliada com um moderno pavilhão de vidro.

Com mais de 25 mil objetos, variando desde plantas secas a fósseis, o museu é um dos maiores de história natural da Holanda.

O museu oferece uma variedade de exibições e atividades, programas educacionais, visitas guiadas e opções para festas de crianças.

Ele fica aberto de terça-feira a domingo e a entrada tem o custo de ¢7,00 para adultos e de ¢3,50 para crianças entre 5 e 15 anos e idosos acima de 65 anos de idade.

Witte de Withstraat

Essa é a rua mais artística de Rotterdam. Là, você encontrará o Centro de Arte Contemporânea, muitos cafés e restaurantes, tal como o Café De Witte Aap, votado como o melhor bar do mundo pela revista “Lonely Planet”.

Foi neta rua que tive um dos meus almoços assistindo a uma partida de futebol entre Fenerbahce e Galatasaray com dois amigos turcos fanáticos e que torciam para times diferentes. Um tanto curioso…

O Pavilhão Flutuante 

Três pavilhões flutuantes no formato de meia esfera foram erguidos na região de Rijnhaven. A obra é uma iniciativa inovadora e inspiradora para questões relacionadas ao clima, energia e a água.

Não somente pela seu apsecto físico, mas por ser um piloto para construções flutuantes na Holanda, o pavilhão se mostra à prova do clima, suspendendo junto com o nível da água em momentos de maré cheia e emitindo baixos níveis de gás carbônico.

A obra feita com tecnologia sustentável é aberta para visitação.

Mais fotos de Rotterdam

E o bicicletário não foge à regra holandesa…

Custo da Viagem

  • Passagem de Eindhoven-Rotterdam-Eindhoven: €35.80
  • Albergue em Rotterdã: €35.00 duas diárias
  • Toalha: 1€
  • Passagem Rotterdam-Leiden-Rotterdam: €14.70
  • Jardim de Keukenhof: €15,00
  • Kebab: ¢13.50
  • Coca-Cola: ¢2
  • Euromast: ¢9.25
  • Guinness em lata no albergue: €2.50

Total: €128.75

Saiba mais sobre Rotterdam e sobre a Holanda no site website ou facebook do Brazilian Globetrotter. Lá você terá dicas e muitos mais lugares para conhecer.