Serrinha do Alambari: um paraíso escondido na Serra da Mantiqueira

31/07/2015 02:52

Que tal conhecer um paraíso escondido na Serra da Mantiqueira no Estado do Rio de Janeiro que ainda é pouco explorado pelos turistas? Hoje o Casal só Viagem vai te levar para conhecer a Serrinha do Alambari, ou só “Serrinha”, como é chamada pela maioria dos visitantes.

Assim como a maioria dos turistas da região, sempre fazíamos o circuito Penedo-Visconde de Mauá-Maringa-Maromba e nunca tínhamos percebido a discreta entrada no meio da serra que nos levaria para as quedas d´aguas mais charmosas da área.

Portal de entrada da Serrinha
Portal de entrada da Serrinha

Distrito da cidade de Resende, no sul fluminense do estado do Rio de Janeiro, a Serrinha do Alambari fica a 176 km da capital carioca e a 276 km de São Paulo (veja como chegar). Situada na região das Agulhas Negras, na encosta leste do Parque Nacional de Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, a Serrinha teve sua ocupação e exploração turística iniciada nos anos 70, através da criação de uma unidade do Camping Clube Brasil, que é referência no local até hoje.

Desde o início dos anos 90 a região da Serrinha do Alambari foi transformada em área de proteção ambiental, sendo criada a primeira Guarda Florestal Municipal do Brasil, o que ajudou muito na preservação da natureza local.

O desenvolvimento do lugar vem ocorrendo muito lentamente. A Serrinha do Alambari ainda não possui uma estrutura para receber muitos visitantes. Além do Camping Clube Brasil, que tem uma boa área para acampamento com banheiros, estacionamento e restaurante, a Serrinha tem algumas poucas opções de hospedagem e de restaurante em sua vila. Para mais conforto é melhor ficar nas vilas ao redor como Penedo e Maromba e passar o dia por lá, ou então alugar uma casa de veraneio em alguma propriedade.

Camping Clube Brasil
Camping Clube Brasil

As cachoeiras de mais fácil acesso da Serrinha ficam dentro do Camping Clube Brasil, e a entrada para passar o dia custa 9,00 reais por pessoa. As trilhas são bem sinalizadas e não é necessário contratar guia. O camping conta com mais de 5 deliciosos poços durante a trilha para agradar a todos: Poço da Pinguela, Poço Dourado, Poço Champagne, Poço do Bananal e o Poço da Esmeralda (o mais belo de todos). Da entrada do camping até essa cachoeira de águas verdes e cristalinas leva em torno de 20 minutos de trilha leve. Como é a queda mais cobiçada da área, recomendamos que você vá direto nela (veja mais fotos).

Poço da Esmeralda
Poço da Esmeralda
Poço da Esmeralda
Poço da Esmeralda

Para quem não é adepto a trilhas o camping também tem uma “piscina”, que é o poço mais fácil de chegar, ao lado do estacionamento e do restaurante e o acesso é por uma escadaria (veja mais fotos). Ao lado dele encontra-se uma sauna rústica. É sair da sauna e dar um mergulho na cachoeira, perfeito!

Saúna
Saúna

 

Piscina – Poço de mais fácil acesso do Camping
Piscina – Poço de mais fácil acesso do Camping

Fora do camping também há outras cachoeiras. Outros poços muito recomendados são o Poço do Céu e Poço do Dinossauro. Para conhecer essas cachoeiras é necessário fazer uma trilha de nível médio com o acompanhamento de um guia local. A trilha começa de uma propriedade privada localizada um pouco acima do Camping Clube. É possível reservar um guia no próprio camping. Outra dica é que em dias cheios é melhor deixar o carro no estacionamento do Camping, pois muitas vezes não há onde estacionar na estrada para esses poços.

Poço do Céu
Poço do Céu
Poço do Dinossauro
Poço do Dinossauro

Esperamos que nossas dicas sejam úteis e que te inspirem a conhecer esse recanto da natureza. Para mais informações, veja nosso post completo com dicas de como chegar, onde ficar e comer na Serrinha do Alambari.

Curtiu o post? Então segue a gente no Facebook, Twitter e Instagram, temos muitas dicas legais para dar.