Sete destinos imperdíveis para festejar o Dia Mundial do Rock
Para os amantes de rock’n roll, visitar locais sagrados como a casa do ex-Beatle John Lennon é como a realização de um sonho. No próximo domingo, dia 13 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Rock, gênero que marcou época por muito tempo e tem diferentes estilos.
O site Mundi, comparador de viagens, listou sete cidades que todo roqueiro deve conhecer um dia. As sugestões vão desde Bethel, onde ocorreu o mítico festival Woodstock, até Memphis, terra natal do rei Elvis Presley.
Liverpool (Inglaterra)
- Sintomas comuns de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão ou outras condições mais simples
- Estes são os motivos pelos quais você deve parar de roer a unha
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
- Atividade física pode acrescentar até 5 anos à sua vida
Conhecida por ser o cenário do surgimento dos Beatles, Liverpool é localizada no condado de Merseyside, na Inglaterra. Para quem aprecia o rock, a cidade tem como ponto turístico o The Beatles Story Experience –o museu que mostra toda a carreira da banda.
Além dele, há também o Cavern e Casbah Coffee Club –dois bares que contam histórias sobre o início da carreira dos Beatles e o rock nos anos 60. Em Liverpool, é possível fazer um passeio turístico pela cidade com duas horas de duração por toda a história da banda.
Memphis (Estados Unidos)
Cidade natal do astro Elvis Presley, Memphis tem diversos pontos turísticos envolvendo o rock. A fábrica de guitarra Gibson disponibiliza um passeio aos visitantes que querem conhecer o processo de criação do instrumento.
Há também museus sobre música como o Memphis Rock ‘n’ Soul Museum e o Stax Museum of American Soul Music, que se encontram no Centro da Cidade. Para os fãs de Elvis, a antiga mansão do cantor, localizada em Graceland, é um ótimo cenário para fotografar.
Cleveland (Estados Unidos)
Cleveland reúne vários lugares sobre o mundo do rock. O Rock and Roll Hall of Fame and Museum, por exemplo, exibe peças e coleções de grandes artistas do rock e da música em geral.
O museu foi inaugurado em setembro de 1995 e fica às margens do Lago Erie. Para quem gosta de programas culturais, há também o Museu de Arte de Cleveland, com famosas obras. Uma boa dica de roteiro gastronômico é o Lilly Handmade Chocolates.
Seattle (Estados Unidos)
Apesar da forte imigração asiática, Seattle é a terra de Jimi Hendrix, um dos maiores guitarristas da história. Além disso, por lá também nasceu o movimento grunge, representado por ícones como o Nirvana e Pearl Jam.
Há bares que já receberam muitas bandas locais e que são recheados de diversas histórias sobre o rock.
Bethel (Estados Unidos)
O que uma pequena cidade do leste americano tem a mostrar sobre Rock? Em 1969, Bethel recebeu mais de 400 mil pessoas para o mais conhecido festival de rock do mundo: Woodstock. Por lá, passaram nomes como Janis Joplin, Jimi Hendrix, The Who entre outros ícones.
Hoje, a cidade abriga o museu Bethel Woods, que conta com eventos e exposições sobre o festival.
Brasília (Brasil)
A capital nacional também pode ser considerada como a capital brasileira do Rock. Nos anos 80, Brasília foi palco de muitas bandas novas e que despontaram com muito sucesso, como Legião Urbana, Plebe Rude e Capital Inicial.
Hoje, a cidade abriga uma vida noturna com bares que oferecem aos visitantes grandes sucessos nacionais e internacionais de várias bandas.
Rio de Janeiro (Brasil)
A cidade maravilhosa sediou em 1985 um dos maiores festivais de rock do mundo, o Rock In Rio. O evento recebeu grandes nomes internacionais, como Queen, Guns N’ Roses, Iron Maiden, entre outras.
Depois de cinco edições na cidade e outras em Portugal e na Espanha, o evento deve acontecer novamente em 2015.