Sete passeios imperdíveis pela região da Capadócia
A Capadócia é uma região histórica e turística da Anatólia Central, na Turquia. O lugar é marcado por formações geológicas únicas, resultado de fenômenos vulcânicos e erosão. Possui um patrimônio histórico e cultural rico, com suas cidades subterrâneas, e inúmeras habitações e igrejas escavadas em rochas.
A história da Capadócia começou em 7 a.C. e seus primeiros habitantes foram os hatitas, com o passar dos anos povos como os assírios, hititas, persas, helenistas e romanos habitaram a região. A Capadócia tem um papel especial na história cristã, pois foi um terreno fértil para expansão do Cristianismo. O clima da região é continental com verões quentes, secos e invernos frios com neve.
O que acha de conhecer a paisagem que inspirou o cenário do desenho animando “Flintstones”? Confira a lista que o site Detecta Hotel preparou com sete passeios imperdíveis pela Capadócia e comece a planejar a sua próxima viagem!
- 8 cidades imperdíveis para conhecer na Toscana
- Capitólio: 3 passeios baratos e imperdíveis para fazer na cidade mineira
- Um passeio pelos castelos, fortes e mosteiros de Nova York
- Praga, na República Tcheca, tem novidades em passeios
Cidades subterrâneas
As cidades subterrâneas surgiram entre os séculos 6 e 7, quando os cristãos bizantinos precisaram fugir dos exércitos persa e árabe. Muitas vezes eles passavam meses morando nessas cidades. São mais de 100 cidades subterrâneas na região da Capadócia, apenas 37 foram abertas. As mais famosas Derinkuyu (mais profunda) e a Kaymakli (maior). Vale a pena o passeio para ver como estes cristãos viviam na época.
Museu a céu aberto de Göreme
O Museu a céu aberto de Göreme é Patrimônio da Humanidade declarado pela Unesco. Como o próprio nome diz, ele fica sob o sol forte da Capadócia. O museu é formado por um cenário incrível, sendo as chaminés de fada (colunas rochosas que no topo sustentam um pedaço de rocha maior) as principais atrações. O local abriga diversas igrejas escavadas na rocha com afrescos originais.
Banho turco
O banho turco também conhecido como hammam, é uma tradição da época bizantina. Homens e mulheres tomam banho em salas separadas. O banho é bem parecido com uma sauna a vapor, as pessoas ficam sentadas em um mármore quente, depois de algum tempo um assistente faz uma esfoliação para tirar cada centímetro de pele morta e logo em seguida vem o banho de espuma. Há a opção de fazer uma massagem no final. É um ritual que vale muito a pena, tanto por ser uma tradição como pelo relaxamento que proporciona.
Passeio de balão
Um dos passeios mais famosos da Capadócia, o passeio de balão não pode ficar de fora do seu roteiro, o investimento vale cada centavo, os balões chegam a 2 mil metros de altitude e lá de cima é possível ver as formas únicas da beleza natural do local.
Castelo de Uçhisar
Uçhisar é uma das cidades da Capadócia e abriga um castelo de mais de 100 metros de altura, a maior e mais alta chaminé das fadas. Os romanos construíram câmaras, casas, depósitos, cisternas tumbas e adegas nessa montanha. Ele foi usado tanto como torre de observação como um castelo defensivo. O castelo possui uma vista panorâmica da região de Göreme.
Selime Katedrali
Selime Katedrali é uma igreja talhada em rocha, mas não uma simples igreja, ela fica em uma montanha de pedra incrível cortada por túneis que constituem um grande monastério bizantino. Ela é do século VII e é dividida em três seções. É a maior catedral esculpida do planeta.
Vale Ihlara
O Vale Ihlara é o maior desfiladeiro da região da Anatólia, com uma profundidade de até 100 metros, formado pelo rio Melendiz, é uma região que mistura beleza natural e história. A proteção natural fez do lugar uma base importante para os que fugiam da perseguição aos cristãos. Durante a caminhada à beira do rio é possível encontrar cafés com mesinhas baixas sobre o riacho, perfeitas para tomar um çay e comer um pão feito na hora.
Ficou animado? Vai planejar sua viagem para a Capadócia? Comece pela hospedagem. Confira o site do Detecta Hotel e economize até 80% na sua hospedagem.