Site descobre de onde vem a água que chega na sua casa e ajuda a denunciar cortes no abastecimento
A iniciativa do Instituto Socioambiental (ISA) tem como objetivo auxiliar os cidadãos e pressionar as autoridades em meio à crise hídrica
Na manhã desta quarta-feira, dia 15, a então presidente da Sabesp, Dilma Pena, afirmou que a água vai acabar na cidade de São Paulo “em meados de novembro” caso a estiagem se mantenha na região. Com a ameaça de crise em SP e em diversos estados brasileiros, uma pergunta se torna cada vez presente na cabeça dos cidadãos, em especial dos paulistas. De onde vem a água que abastece a minha residência?
Para responder a essa pergunta e ao mesmo tempo auxiliar as pessoas a acompanhar o nível de abastecimento dos reservatórios e fazer denúncias de falta de água, o Instituto Socioambiental (ISA) criou o site “De Onde Vem a Água?”.
A plataforma permite que, utilizando seu CEP, você descubra de qual represa ou sistema de abastecimento da cidade de São Paulo vem a água que chega na sua casa e qual o nível de ameaça a ele hoje.
- Ativistas fazem viagem de bike para registrar impactos ambientais
- Melhor texto sobre Governo Bolsonaro saiu num site estrangeiro
- Com falta de chuva, SP volta a viver ameaça da crise hídrica
- Como denunciar casos de assédio sexual ou estupro
O site também oferece informações sobre mananciais, saneamento e cobrança, além de contar com uma área específica para denúncias. Ali, qualquer um pode informar se faltou água em sua residência, quando e por quanto tempo para ajudar criar um mapa da falta de água pressionar as autoridades.