Só para idosos: MuBE faz sarau e visita guiada à exposição de Brecheret
Tem Virada da Maturidade no próximo final de semana.
Sábado (3), no MuBE (Museu Brasileiro da Escultura), arte-terapeutas do Faça Memórias organizam duas visitas guiada à exposição “Mulheres no Universo de Brecheret”, uma delas especialmente para idosos com diagnóstico de Alzheimer.
Inspirado no “Meet Me at MoMa”, do Museu de Arte Moderna de Nova York, o Faça Memórias “é uma potente intervenção não medicamentosa na qualidade de vida dos idosos com demência”, explica a arte-terapeuta Cristiane Pomeranz.
- Gol e Latam alteraram as regras de bagagem recentemente; você já está por dentro?
- 5 destinos perfeitos para se aventurar no Chile
- 8 passeios imperdíveis em Santos para fazer em família
- 4 sintomas iniciais de demência para se atentar o quanto antes
Referência quando se fala em novas abordagens para lidar com o Alzheimer, o Faça Memórias usa obras de arte expostas no museu para estimular a memória e a atenção. As atividades das 10h são para idosos com demência, e as das 14h, para idosos em geral.
Enquanto os idosos passeiam pela exposição, os familiares e cuidadores podem participar de um bate-papo acolhedor com a terapeuta familiar e gerontóloga Margherita Cássia Mizan. “Será um momento para dividir angústias e sair fortalecido”, diz Cristiane.
Entre uma visita e outra, às 11h, acontece um sarau literário-musical. “Será nossa ação intergeracional, em que o jovem músico Lucas Argüello dividirá seu talento com o dos idosos que queiram cantar e declamar”, conta a arte-terapeuta.
Durante o sarau, os idosos poderão compartilhar com o músico as memórias musicais e os poemas que marcaram sua vida. Como cenário, haverá uma exposição de pratos de porcelana pintados pelos participantes do Faça Memórias.
“Idosos inseridos socialmente não perdem o protagonismo, mesmo tendo uma doença”, pontua Cristiane, que coordena o Faça Memória ao lado da arte-terapeuta Juliana Naso e da orientadora pedagógica Maria Rita Rayel, com apoio da Gerontologia Social da PUC-SP.
“Na Virada da Maturidade, pretendemos colocar o idoso com diagnóstico de perda de memória como um ser atuante socialmente. Fechar as portas das atividades sociais para ele é compactuar com a doença e não com a vida.”
SERVIÇO
Onde: MuBE (Museu Brasileiro da Escultura)
Quando: Dia 3 de outubro, sábado; visitas guiadas das 10h às 10h40 e das 14h às 14h40; sarau das 11h às 13h40
Quanto: gratuito
Inscrições: pelo e-mail [email protected] ou 15 minutos antes da atividade