Taganga tem o pôr do sol mais bonito da Colômbia
A primeira impressão para quem chega à vila de Taganga, no litoral leste da Colômbia, pode não ser das melhores. As ruas são de terra, a praia central lotada e em alguns hostels o que se informa são as ruas onde não se deve ir devido ao risco de assalto.
Taganga fica a cinco horas de Cartagena e pertence à cidade de Santa Marta. Em geral, quem se hospeda na vila está de passagem para o parque Tayrona, com praias mais vazias e águas cristalinas.
- 3 lugares para viajar sozinha no Brasil que você ainda não pensou
- Costa das Baleias: 4 destinos para conhecer e se encantar
- Aruba: 5 motivos para viajar diferentes dos que os blogueiros mostram
- 5 lugares baratos para viajar fora do Brasil de forma acessível
No entanto, não é preciso ir até o parque, que é pago e fica a uma hora e meia de Taganga, para aproveitar boas praias. Para fugir da multidão, é preciso ter fôlego.
Na ponta direita da praia central de Taganga, começa uma trilha pelos morros da região. O calor e a paisagem seca (não há árvores nas montanhas) dificultam a caminhada.
O lado bom é que não são trilhas longas. A cada 20 minutos mais ou menos, o andarilho chega a uma pequena praia. Se atravessá-la, a trilha continua para o próximo mini paraíso. Quanto mais se afastar da praia central, menos pessoas irá encontrar.
Se resolver ficar em Taganga descobrirá que, na verdade, as ruas são de terra justamente porque a vila quis se manter como uma alternativa à movimentada e urbanizada Santa Marta. Se Cartagena é a parte histórica e Santa Marta a desenvolvida, Taganga pode ser considerada o “lado hippie” colombiano.
Também descobrirá que a violência é menor do que se pinta. Há ruas centrais em que caminhar, mesmo à noite, é seguro. Basta não ser tolo de se aventurar pelas quebradas da vila.
É possível encontrar bons hostels com preços entre R$ 30 e R$ 50. Taganga é conhecida por ter o pôr do sol mais bonito da Colômbia e faz jus à fama.
Por Wanderluster