Tapumes de construção recebem exposição de fotografias
Além de contrastar o cinza da cidade, exposição ao ar livre compartilha acervo fotográfico e democratiza acesso à arte
O “Projeto Obras em Tapumes” surgiu para dar novos tons e cores aos tapumes que cercam a construção da matriz da Porto Seguro, no bairro Campos Elíseos, região central de São Paulo.
A ideia é tirar os tons sombrios da construção e fazer do espaço uma exposição ao ar livre. No total, são 70 fotos do Prêmio Brasil de Fotografia, organizado há 14 anos pela empresa.
As fotos estão organizadas em quatro temáticas: A Rua; Pessoas; Interiores; e Paisagens. A exposição conta com nomes consagrados da fotografia brasileira, como Thomaz Farkas, Claudio Edinger, Claudia Andujar, Eustáquio Neves, Luis Humberto, Fernando Lemos, Cristiano Mascaro, Natalie Laufer, Guilherme Maranhão, Boris Kossoy, Luis Braga, entre outros.
- Conheça o patrimônio histórico no ABC Paulista
- Espaço Alto Cultural recebe exposição com obras da artista piauiense nesta sexta
- São Bernardo ganha circuito de artes urbanas no Centro
- Projeto quer contar a história por trás dos homens-placa
A curadoria da mostra é de Cildo Oliveira e as fotos ficaram expostas até o término da construção. As fotos estão divididas nas Alamedas Barão de Piracicaba, Ribeiro da Silva e Dino Bueno.
Intervenção
Não é a primeira vez que a Porto Seguro realiza uma intervenção artística durante a construção de um prédio. Em 1974, o artista Fernando Lemos criou um painel nos tapumes do primeiro prédio da empresa, localizado na avenida Rio Branco. 40 anos depois, o painel foi remontado na construção da nova matriz.