Texas sedia festival de música, cinema, tecnologia e tendências

Por Carolina Sass de Haro, do Blog Disque9

wp-image-586768
O artista e escritor Austin Kleon durante palestra no South by Southwest, em Austin (Texas)[/img]

Autor de best sellers como “Steal Like An Artist” (“Roube Como um Artista”)  e “Newspaper Blackout” (sem tradução em português),  Austin Kleon apresentou durante o SWSW seu novo livro, um manifesto sobre a criatividade na era digital chamado “Show Your Work” (Mostre seu Trabalho) que é considerado um guia para compartilhar criatividade e ter seu trabalho descoberto/exposto. Kleon também é um renomado palestrante sobre o tema criatividade, já tendo apresentado seu conteúdo para empresas como Pixar, Google, The Economist e TEDx.

Como fonte de inspiração, Kleon começa cada dia fazendo sua própria forma de arte. Para ele, isso significa escolher uma página do “New York Times”, ir riscando com caneta preta a maioria das palavras até que as que sobraram formem um poema (veja abaixo).

Em seguida, Austin apresentou dois perfis de pessoas que devemos evitar no nosso processo criativo e também na vida. Segundo eles, os vampiros e os spams humanos são os piores tipos. Vampiros são pessoas que sugam a sua energia e spams humanos são aqueles que querem contar a sua história, mas jamais ouvem a do outro. Na verdade estes perfis são formados por pessoas normais, que acabaram acreditando que para se dar bem é preciso se promover constantemente. E este é um mito resultante da crença que criatividade é para gênios.

No modelo antigo, para alcançar a criatividade era preciso se isolar e receber a inspiração. Algo meio divino e sobrenatural, reservado para pessoas especiais. Porém, quando se analisa historicamente, os chamados gênios em suas atividades estavam cercados de um ambiente criativo e pessoas bacanas. São várias mentes conectadas e alguém traduzindo e transformando tudo isso. Austin chama isso de “Scenius”, ou seja, um cenário criativo.

Basicamente, para o autor, o processo criativo precisa de um “Scenius” adequado e estimulante. Ele dá dicas para alcançar este objetivo.

1) Cale a boca e escute. Anote o que as pessoas estão fazendo e observe. Faça perguntas. Seja humilde e observe o cenário antes de sair por aí contando sobre você, seu produto ou serviço. Conheça a história das pessoas com quem conversa;

2) Quanto descobrir coisas legais, compartilhe. Compartilhar trabalhos dos outros que você ama é o primeiro passo para compartilhar seu próprio trabalho. Conte quem fez, como fez, onde fez, a razão para feito e onde o trabalho pode ser encontrado. Dê crédito para boas ideias;

3) Identifique pessoas bacanas que tenham valores e filosofia de vida parecida com a sua. Assim o processo fica bem mais fácil e prazeroso;

4) Ensine o que você sabe. Contribua para o desenvolvimento geral, explicando o seu processo, seus erros e acertos. Pense no processo como um todo e não somente no produto final. Como você pode contribuir?

5) Faça tudo muito bem feito. O foco é na melhoria constante. E não esqueça, compartilhe, compartilhe, compartilhe!

6) Receba e escute feedbacks. Mantenha sua mente em modo beta, sempre buscando aprimorar sua atividade;

7) Não busque a próxima grande coisa. Busque aquilo que durará e que mudará comportamentos ao longo do tempo;

8) Leia obituários para colocar a vida em perspectiva. Valorize cada momento e cada fonte de inspiração;

9) Evite vampiros e spam humanos a todo custo;

10) Mostre seu trabalho!