Tour voltado para brasileiros mostra arte de rua de Paris
Dificilmente ver arte urbana é a primeira coisa que vem à mente de alguém quando pensa em Paris. Mas a capital francesa, assim como Berlim, São Paulo, Londres ou Nova York, está entre as dez mais importantes do mundo quando o assunto são as manifestações artísticas das ruas.
Paris ainda tem o charme de ter todo esse mundo underground combinado a atrações clássicas, como a Ópera Garnier, o Museu do Louvre, o Arco do Triunfo e a Catedral de Notre Dame.
- 5 países da América do Sul para brasileiros viajarem gastando pouco
- SP entra em lista global com mais hospedagem para LGBTQIA+
- 6 atrações imperdíveis para incluir no roteiro por Paris
- Qual é a sua meta para 2024? De acordo com pesquisa, brasileiros gostariam de passar mais tempo ao ar livre e tem até festival para isso
O blog Conexão Paris, inspirado por todo o potencial da arte urbana parisiense, em parceria de Fernanda Hinke, uma publicitária brasileira especialista em street art e radicada na capital francesa, criou o Tour de Arte Urbana por Paris, desenhado exclusivamente para os turistas brasileiros.
O passeio se passa quase que totalmente no bairro de Belleville, pouco conhecido dos turistas, onde moram artistas, músicos, e pessoas de diversos lugares do mundo, além de ser a região onde viveu a cantora Edith Piaf. O bairro tem uma série de painéis urbanos cedidos pela prefeitura, além de abrigar estúdios e squats.
É uma forma de ver Paris por outro ângulo. Durante o tour, que tem aproximadamente duas horas, Fernanda conta sobre a história da arte urbana parisiense, mostra de 30 a 40 obras de mais de 10 artistas do mundo todo, com aproximadamente 10 técnicas diferentes. Além disso, é possível visitar um squat–em um deles até Iggy Pop já fez show– e conhecer o estúdio de um artista francês.
Para processar toda essa informação, é possível subir até o observatório do Parque de Belleville e ter uma deslumbrante vista do skyline de Paris que, é claro, inclui a Torre Eiffel.
Os interessados devem entrar em contato com a Fernanda Hinke pelo e-mail: [email protected]. O tour custa €39,90 (cerca de R$ 124).