Trilha de 3 horas leva ao topo da Table Mountain, cartão postal da África do Sul

Do avião já é possível avistar um dos cartões postais mais conhecidos (e porque não mais bonitos) da Cidade do Cabo na África do Sul. Além de ser acessível via teleférico, o topo da Table Mountain, que leva esse nome justamente por lembrar uma mesa, também pode ser alcançado via trilha. Isso se você estiver disposto a andar até três horas, só de subida.

Para se ter ideia da grandiosidade, são mais de 100 tipos de trilhas para chegar ao topo. Junto, o complexo de montanhas possui 3 km de extensão, a quase 1.100 metros de altura. Não à toa a montanha aparece na nota de 100 rands da África do Sul e em outros símbolos sul africanos.

A montanha também foi escolhida recentemente como uma das sete maravilhas da natureza. A visitação foi aberta em 1929 e desde então já recebeu mais de 20 milhões de turistas.

Para pegar o teleférico é preciso ir até a base da Table Mountain via ônibus ou táxi. O ticket de ida e volta custa 215 rands (cerca de R$ 50). Se comprado online, sai por 210 rands (R$ 48). Crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, pagam 105 rands na bilheteria e 100 rands na internet.

Quem sobe por trilha também tem de ir à base da montanha e pegar um dos vários caminhos. Em alguns, é preciso escalar. Na dúvida pare e espere alguém passar. Uma das trilhas atravessa duas pedras da montanha, sem ser preciso escalar. A caminhada dura entre duas e três horas.

Em geral, quem sobe pela trilha desce de teleférico. Neste caso, paga 110 rands por ser apenas uma via (105 rands se for pela internet).

Além do pôr do sol, ver a Cidade do Cabo iluminada é imperdível. De quebra, ainda é possível ver a cortina de nuvens formada nos paredões de rocha. No topo há um café/restaurante, mas é indicado que o visitante leve sua comida, pois os preços são elevados. Confira algumas fotos da trilha e de cima da Table Mountain.

Por Wanderluster