Trilha de duas horas leva a um dos vulcões mais ativos da Guatemala

A Guatemala é um país conhecido por ter uma cadeia de mais de 300 vulcões, dos quais muitos são turísticos. Um deles, no entanto, se destaca por ser um dos mais ativos da região: o Santiaguito.

O vulcão Santiaguito solta fumaça constantemente

Da cidade de Quetzaltenango (ou Xela, como é conhecida) é possível visitar o vulcão Santiaguito, arriscando uma trilha de aproximadamente duas horas. Na verdade, o que se visita é o vulcão inativo Santa Maria, que fica ao lado. Ao subir em parte dele, tem-se a vista do Santiaguito. Subi-lo é perigoso e proibido, devido à intensa atividade vulcânica.

A lava petrificada em volta do vulcão, que é ativo

Para se ter uma noção, a cada meia hora ocorrem explosões de grandes nuvens de fumaça. A cada um ou dois anos, ele entra em erupção. A última ocorreu em maio de 2014. A lava se petrifica e pode ser observada ao entorno do vulcão.

A trilha pode ser feita sozinho, mas, como os preços da Guatemala são baixos, compensa pagar um guia para te acompanhar (cerca 100 quetzals ou R$ 25). O vulcão não fica em nenhum parque, não sendo necessário pagar algo para visitá-lo.

Por Wanderluster