Trilha do Morro das Aranhas oferece vista 180° de Florianópolis
Se está em Florianópolis e cansou dos passeios tradicionais, há pelo menos dois mirantes que valem a pena ser conhecidos. Deles, é possível ver toda a ilha. Além do mirante tradicional da Lagoa da Conceição, há um lugar considerado um “mirante natural”, acessível apenas por trilha, o Morro das Aranhas, ao lado da praia do Costão do Santinho.
O caminho de 2,2 km até o topo do Morro é percorrido em aproximadamente uma hora e meia de ida e mais uma hora de volta. Quase todo o trajeto é íngreme. A trilha é bem demarcada, toda batida em terra fofa e pedras, mas às vezes fica um pouco fechada com galhos e folhas. De cima, é possível observar não só o Costão do Santinho, mas a praia de Moçambique à esquerda, dunas e a Lagoa da Conceição. A vista 180° permite observar toda a parte norte da ilha.
Se quiser fazer a trilha que dá a volta no Morro das Aranhas, a caminhada será de 5 km e termina na praia de Moçambique. Para acessá-la, basta ir para o lado direito do Costão do Santinho, subir as pedras para ver as pinturas rupestres e continuar o caminho. Não é preciso guia.
- 10 parques naturais para visitar no Brasil
- Top 5 destinos de verão para viajar em janeiro no Brasil
- Conhecer a Bahia com pouco dinheiro? 4 lugares que não pesam no bolso
- Viajar em novembro? 4 lugares para uma viagem incrível no sudeste
Apesar de alguns sites classificarem a trilha como média, os autores do Wanderluster a consideram fácil (um dos autores a fez com o irmão quando este tinha 9 anos). A única dica é não esquecer a água, já que no caminho não há locais para abastecer o cantil.
Por Wanderluster