Trilhas revelam belezas naturais e história de Ilha Grande

Por: Redação | Comunicar erro

Localizada em Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro, Ilha Grande, com sua beleza natural, se tornou um centro turístico internacional. Em um trajeto de balsa de aproximadamente 90 minutos do continente até a ilha, turistas vem e vão o ano todo, em busca de contato com a natureza e também de explorar um pedaço importante da história brasileira, em específico do sistema prisional brasileiro.

Da história carcerária que se passou na ilha, hoje praticamente só restaram algumas ruínas, mas trilhas superinteressantes, em meio à Mata Atlântica podem te levar a viajar um pouco nessa história.

Circuito do Abraão
Esta é considerada uma trilha leve. Dura entre uma e duas horas e é a trilha que explora o Aqueduto e as ruínas do Lazareto, instituição utilizada como centro de triagem e de quarentena de enfermos que chegavam de navio na época do “Brasil Império”. Outras paradas no trajeto também são de tirar o fôlego como a Praia Preta, praia de areia fina de cor preta.

Trilha Abraão – Dois Rios
Esta é considerada uma trilha mais pesada, tem duração média de 3 horas. Este trajeto inclui a Capela de Nossa Senhora do Bom Despacho e o museu do Cárcere que foi instalado nas ruínas do antigo Instituto Penal Cândido Mendes, presídio que serviu de cárcere para presos políticos durante a ditadura militar e presos comuns.

Ilha Grande tem inúmeras outras trilhas, com diferentes graus de dificuldade. É importante certificar-se qual o grau que estará exposto e a eventual necessidade de um guia.

Ao embarcar nessa aventura não se esqueça de colocar na sua mochila os itens que precisa para exploração das trilhas tais como, um tênis confortável (de preferência a prova d’água), repelente, protetor solar, capa de chuva, etc. Se você for do tipo esquecido, o aplicativo uPackingList pode te ajudar a fazer um check-list para fazer sua mala. O app é gratuito e está disponível nos sistemas operacionais iOS e Android, em inglês.

O site Detecta Hotel conta com mais de 100 opções de acomodações em Ilha Grande. Confira abaixo cinco pousadas bem avaliadas por seus usuários.

Pousada Aratinga Inn

Casa Bonita Hospedagem & Café

Asalem

Pousada Naturalia

Pousada Tagomago

Outra importante dica: na Ilha Grande não tem caixa eletrônico ou agência bancária. A maioria dos lugares aceita cartão de crédito ou débito, mas esqueça saques.

1 / 8
1
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
2
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
3
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
4
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
5
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
6
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
7
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …
8
07:44
Saiba tudo sobre os métodos anticoncepcionais
Prevenção é essencial quando o assunto é relação sexual. Hoje, há outros modos de prevenção que vão além da pílula e …