Trocar de casa é opção econômica para passar as férias

Já imaginou passar as férias em Búzios, Nova York, Barcelona ou Paris sem gastar um centavo com hospedagem? Este sonho já é possível realizar.  Atualmente existem diversos sites que oferecem troca temporária de casas ao redor do mundo

Os sites permitem que você escolha uma casa para passar uns dias, enquanto você cede sua própria residência para outra pessoa. Assim, é possível viajar sem gastar nada com estadia, que muitas vezes é a parte mais cara de uma viagem.

Um deles é o GuestToGuest. Criado pelo francês Emmanuel Arnaud em 2011, o site tem mais de 30.000 casas cadastradas em 162 países. No Brasil, existem atualmente 950 imóveis cadastrados.

Casa em Caraguatatuba, litoral norte de SP, disponível para troca no site GuessToGuess
Casa em Caraguatatuba, litoral norte de SP, disponível para troca no site GuessToGuess

A diferença do GuestToGuest em relação a concorrência é que ele é gratuito.

Já o HomeExchange, tem casas e apartamentos disponíveis para troca em todas as partes do mundo. As opções vão desde um imóvel no Rio de Janeiro a até em Dar es Salaam, na Tanzânia. O site tem páginas traduzidas para 14 idiomas (inclusive o português).

Apesar de possuírem um número menor de residências cadastradas, o Intervac.com e o Homelink.org também são boas opções para quem quiser procurar um lugar para passar as próximas férias.

Os planos de assinaturas variam em média de R$ 24 a R$ 283.

Este tipo de negócio foi até tema de filme em Hollywood. Na comédia româtica “The Holiday” (O Amor não Tira Férias, no título em português), as personagens interpretadas por Cameron Diaz e Kate Winslet trocam de casas durante as férias.