Turismo de futebol ganha mercado no Brasil

Empresas especializadas oferecem passeios guiados por estádios pelo país

23/04/2014 20:38

Muito comum na Europa, o turismo de futebol vai discretamente ganhando mercado no Brasil às vésperas da Copa do Mundo.  O segmento tem levado um número expressivo de torcedores para conhecer clubes de futebol, estádios, museus e bares temáticos vinculados ao esporte.

O Museu do Futebol ocupa área de 6,9 mil m² embaixo das arquibancadas do estádio do Pacaembu
O Museu do Futebol ocupa área de 6,9 mil m² embaixo das arquibancadas do estádio do Pacaembu

O negócio surgiu por meio da parceria entre empresas de turismo e agremiações esportivas e já está disponível em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Na capital paulista, por exemplo, a SPTuris, empresa de turismo da cidade, oferece  roteiros temáticos que podem ser consultados por um guia virtual.

Restaurante japonês By Koji, no estádio do Morumbi; nos dias de jogos ou shows funciona como camarote
Restaurante japonês By Koji, no estádio do Morumbi; nos dias de jogos ou shows funciona como camarote

Pela internet é possível consultar mapas, centros de informações ao turistas, agências que realizam passeios pela capital paulista e atrativos ligados ao futebol. Como parte do roteiro, estão os estádios do Pacaembu e do Morumbi, os museus do Futebol e da Federação Paulista, o obelisco da fundação do Corinthians, o Parque São Jorge, entre outros.

Já em Porto Alegre, a Secretaria de Turismo do município realiza visitas aos estádios da Arena Grêmio e do Beira-Rio, do Inter.

A visita ao estádio gremista tem duração de pouco mais de uma hora e parada por setores como cabines de imprensa, vestiários, arquibancadas e camarotes. O passeio também permite ao visitante tirar fotos com a taça da Libertadores. Estima-se que em pouco mais de três meses, mais de 11 mil pessoas já fizeram a visitação guiada, grande parte torcedores do clube, mas também turistas de outros países como japoneses, argentinos, chilenos, italianos, franceses, alemães.

A agência Vou ver o Flu, por exemplo, foi criada em 2012 para ajudar os torcedores do clube a acompanhar às viagens do time na Libertadores da América daquele ano, em jogos fora do país. Hoje, além de acompanhar os torneios, a empresa também oferece visitas pelo clube e o estádio das Laranjeiras, que custam uma média de R$ 15 com visitação a sala de troféus, arquibancadas sociais e galerias de fotos.

Sala de troféus do Fluminense, nas Laranjeiras; entrada custa R$ 15
Sala de troféus do Fluminense, nas Laranjeiras; entrada custa R$ 15

A Futebol Tour é outra empresa especializada em levar torcedores para conhecer os estádios mais de perto. Em parceria com clubes como Fluminense, Flamengo, Santos, Portuguesa, Cruzeiro, Ponte Preta e Palmeiras, a empresa oferece, através do site, serviços como transporte, hospedagem e passeios, inclusive para assistir aos jogos com mando no estádio ou partidas fora de casa.

Segundo a empresa, mais de 5 mil torcedores já utilizaram os serviços, e os pacotes mais procurados são para jogos “fora de casa” e os pacotes exclusivos em voos fretados com a delegação do time.