Turistando em São Paulo: lugares para conhecer com entrada gratuita

29/12/2015 16:44 / Atualizado em 07/05/2020 01:48

O destino mais diversificado da América Latina oferece diferentes opções de lazer para você aproveitar o melhor da cidade. São inúmeras possibilidades que agradam a todos os gostos. Casas noturnas reconhecidas no mundo inteiro, milhares de bares e restaurantes com alta gastronomia e drinks variados. Se você quiser, a cidade proporciona lazer durante todos os dias da semana. São tantas possibilidades que muitas vezes nos falta ânimo para aproveitar tudo, rs.

Pensando nisso, separamos uma fina seleção apresentando alguns locais incríveis na cidade com entrada gratuita. Tudo para você aproveitar melhor a cidade gastando menos. São espaços culturais, ocupações coletivas, praças, parques ou museus, que te proporcionam uma experiência diferenciada em meio a correria da cidade.

Sala São Paulo

É no edifício da Estrada de Ferro Sorocaba, um dos patrimônios arquitetônicos mais importantes do país, que hoje recebe a Sala São Paulo. Sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e uma das mais importantes casas de concertos e eventos do Brasil. A Sala São Paulo oferece uma programação mensal de concertos e espetáculos com entrada gratuita.

Bairro da Liberdade

Quando você descer no metrô da Liberdade, perceberá que as coisas são um pouco diferentes, o bairro da Liberdade está bem próximo da praça da Sé. Além das ínumeras lojas e restaurantes típicos orientais com uma vasta variedade de utensílios e alimentos que você só encontra por lá. Mesmo no meio de São Paulo, a cultura asiática ainda é bem presente no dia a dia dos imigrantes. Um dos momentos mais animados do bairro é durante o Ano Novo Chinês que ocorre em fevereiro.

Instituto Tomie Ohtake

Um dos centros culturais mais importantes da cidade, o Instituto Tomie Ohtake, recebe as maiores exposições na cidade. Com entrada gratuita para a maioria delas, o Instituto também oferece oficinas, cursos e outras programações que visam integrar o lazer e a cultura na capital.

Praça do Pôr do Sol

É na Praça Cel. Custódio Fernandes, em Pinheiros, que muitas pessoas se reúnem para ver um pôr do Sol lindo, considerado um dos mais bonitos da cidade. Cenário ideal para ver o entardecer na maior cidade da América Latina.

Parque do Ibirapuera

Escolhido por muitos paulistanos como um dos principais passeios de final de semana, o Parque do Ibirapuera é o ambiente ideal para um pique nique com a família ou entre os amigos. Seja praticando esportes nos diferentes complexos do Parque, ou apenas relaxando com o que a cidade oferece. O Ibirapuera pode ser uma boa sugestão para quem quer fazer algo diferente gastando pouco.

Museu de Arte de São Paulo (MASP)

Uma outra excelente opção para quem passa na Avenida Paulita é o Museu de Arte de São Paulo. O maior e mais rico acervo de arte do Hemisfério Sul não poderia ficar de fora. O museu é parada obrigatória para turistas e moradores da cidade que apreciam arte. Conhecido como MASP, o museu é um dos principais cartões postais da capital paulista e também conta com visitas gratuitas às terças-feiras, durante o dia todo, e às quinta-feiras, a partir das 17h.

Museu da Imagem e do Som (MIS)

Também com visitação gratuita às terças-feiras, o MIS, como é popularmente conhecido, recebe exposições, shows, festas, exibição de filmes, dança, fotografia, cursos e muito mais. Um grande pólo criativo da cidade proporcionando uma ótima opção para programas diferenciados. Nos outros dias da semana o museu cobra ingressos para as exposições, sendo R$5 (meia-entrada) e R$10 (inteira).

Museu Brasileiro de Escultura (MUBE)

Criada para promover a arte em seus diversos segmentos, o MUBE – Museu Brasileiro de Escultura também é um outro pólo com grande importância na cidade. O museu oferece uma programação variada com exposições frequentes, apresentações de música, teatro e cinema.

Vista do Banespa

Subir no Banespa pode ser uma boa forma de compreender São Paulo. Uma das vistas mais emblemáticas da cidade, a visitação para o Edifício Altino Arantes – Banespa, é gratuita de segunda a sexta, das 10h às 15h; exceto feriados. Por lá é possível ver um mar de arranha-céus sem fim.

Museu da Casa Brasileira

Com entrada gratuita aos sábados, domingos e feriados, o Museu da Casa Brasileira é referência internaiconal nas áreas de arquitetura e design. Conhecida também por idealizar o Prêmio Design MCB, criado em 1986 com o obejtivo de incentivar a produção brasileira. Em seu acervo, o museu que está em uma construção inspiradora, busca resgatar e preservar a diversidade de morar do brasileiro.

Conheça outros destinos incríveis, acesse o GuiaViajarMelhor.com