Turistas brasileiros confiam mais no digital que europeus

O Brasil tem se mostrado mais digital do que os países da Europa, pelo menos no quesito viagem. Segundo pesquisa realizada pelo Kayak, metabuscador de passagens aéreas, hotéis e aluguel de veículo, 54,9% dos brasileiros já usaram o cartão de embarque na versão digital (através de aplicativos das companhias aéreas ou apresentado um e-mail no smartphone), enquanto a porcentagem de europeus é de 47,6%.

O mesmo ocorre quando perguntados sobre qual o formato que preferem utilizar: 52,6% dos usuários brasileiros destacam o digital, em comparação aos apenas 36,6% dos europeus que preferem a tecnologia.

Segundo a pesquisa, os brasileiros que ainda não utilizaram o cartão digital não o fizeram pela insegurança: 31,7% se sentem mais seguros ao usar um cartão de embarque impresso, e 46,7% informam que usam o formato digital, mas que também levam o impresso, caso a bateria do celular acabe. Uma minoria (13,3%) não o utiliza por não possuir um smartphone, ou porque quer evitar cobranças pelo uso de roaming/dados (8,3%).

Os dados sobre o uso dos meios digitais para fazer check-in em hotéis são semelhantes: 46,6% dos brasileiros já o utilizam, contra 42,9% dos europeus, e a preferência dos brasileiros pela tecnologia também é maior que a dos europeus: 60,6% e 46,3%, respectivamente.

O levantamento do Kayak na Europa foi realizada no Reino Unido, Suíça, Dinamarca, França, Itália, Espanha e Rússia, com 2.320 pessoas. No Brasil, participaram 500 pessoas.