TV DOC Fundão é criada para dar voz à juventude da Zona Sul

Ideia de criar Web TV surgiu após reuniões do Núcleo de Jovens Políticos e foi inspirada na TV DOC Capão. Ideia é fazer com que jovens criem conteúdo sobre a comunidade e políticas públicas

Núcleo de Jovens Políticos participou do Festival Cidade Polifônica

O Núcleo de Jovens Políticos, é um grupo de jovens que se reúne uma vez por mês no CEU Vila do Sol para discutir políticas públicas de juventude e como elas são implementadas. Após um ano de discussões, o grupo chegou a conclusão que muitas das políticas não funcionam pois os jovens não se identificam com elas.

Segundo Isaac Souza, 20, estudante e participante do Núcleo de Jovens Políticos, eles perceberam que os jovens precisam de um veículo de comunicação para participar e falar de sua realidade. “Muitas coisas acontecem em nossas comunidades e os jovens querem mostrar mas não conseguiam”, explica Souza.

E o Capão Redondo já tinha possuía um projeto que dava voz aos jovens da periferia, o TV DOC Capão. Segundo Bruno Souza, 19, estudante, a iniciativa do bairro vizinho foi uma inspiração para eles. “Queríamos mostrar a cultura periférica, o que tem de melhor na região. Só falam da criminalidade, do trânsito, da distância. Nós queremos mostrar as coisas boas, como saraus e atividades” comentou.

TV DOC Capão foi a inspiração para a criação da TV DOC Fundão. Após encontros, eles tornaram-se parceiros

 

TV DOC Fundão 

Assim, o grupo decidiu criar a TV DOC Fundão, que produzirá conteúdo para internet. Serão documentários curtos sobre políticas públicas, como transporte e educação. Segundo Isaac Souza, os vídeos curtos fazem parte da linguagem do jovem e podem resumir e sintetizar uma ideia.

“Tendo um veículo de comunicação, o jovem cria uma autonomia, pois participa da construção da informação. Se a mídia tradicional distorce muito, nos veículos alternativos as pessoas tem o interesse de mostrar a informação para a comunidade como ela é. Assim, o jovem se sente atraído a participar” comenta Isaac Souza.

“Como jovens da periferia, nós queremos um espaço digno e que o governo tenha responsabilidade com a periferia. O jovem tem que realmente participar das decisões”, completa Isaac Souza.

Agora, o grupo pretende fazer um documentário sobre o transporte público na Estrada M`Boi Mirim, um dos pontos com trânsito mais complicado da cidade de São Paulo.

Para efetivamente iniciar os trabalhos e fazer retoques na sede, a TV Doc Fundão vai passar por um mutirão que acontece no dia 15 de novembro, às 9h30, na Rua Joaquim Veríssimo Silva, nº 111 (Jardim Horizonte Azul). Mais informações no evento do Facebook.

O projeto é bancado por doações voluntárias.