Um daytrip em plena floresta no Pará

Deslizar de barco pelos rios amazônicos e provar frutos direto da árvore são os brindes de um roteiro de base comunitária a partir de Belém

Por Camila Fróis, da Garupa

Um dia na floresta, com direito a coletar frutas amazônicas no pé, tomar um banho de cheiro com ervas aromáticas nos canais de rio, amassar a mandioca ralada em uma casa de farinha tradicional e aprender as técnicas para a produção das biojoias amazônicas. A imersão no mundo ribeirinho da comunidade Boa Vista do Acará, que reúne cerca de 150 famílias nas redondezas de Belém (PA), é possível depois de meia hora sentindo o balanço das águas do rio Guamá, que banha a capital ao sul.

 

Já no povoado, a curiosidade e o aprendizado são mútuos. As crianças brincando nos igarapés cor de terra se divertem espreitando as visitas que caminham entre as casas de madeira, hortas comunitárias e plantações de árvores nativas, como os pés do cobiçado açaí, que, no Pará, se come com farinha e peixe, ao contrário do resto do Brasil que o consome doce: uma heresia para os paraenses.

wp-image-684551 size-full
O canteiro de ervas da Estação Gabiraba[/img]

Hoje, uma alternativa de sustento é o próprio turismo de base comunitária, que, além de ajudar no ganho familiar, valoriza as tradições e os ambientes em que os ribeirinhos vivem.

Saiba Mais

Através da Garupa, uma plataforma colaborativa de crowdfunding focada em turismo sustentável, a Estação Gabiraba conseguiu adquirir seis bicicletas para tornar o daytrip na comunidade mais interativo. 

Serviço

A Estação Gabiraba é uma operadora de ecoturismo que, em conjunto com comunidades tradicionais e rurais da Amazônia Brasileira, procura desenvolver um modelo alternativo de turismo, que gera renda às iniciativas comunitárias.

O roteiro inclui traslado a partir de Belém (PA) e refeições na comunidade.

* A Garupa é o primeiro portal de crowdfunding do Brasil criado para financiar iniciativas de turismo sustentável: viagens que protegem a natureza, melhoram a qualidade de vida e a economia de destinos incríveis de norte a sul do país.

O crowdfunding é uma vaquinha online. Pelo site da Garupa (garupa.juntos.com.vc) você conhece projetos inspiradores que precisam de dinheiro para sair do papel. E pode doar qualquer valor pra eles. Em troca, ganha recompensas relacionadas àquela experiência turística sustentável que está ajudando –pode ser de uma receita típica, uma peça de artesanato ou até a viagem em si.