Um fim de semana na colorida Luberon, na França

Por: Catraca Livre

Luberon, destino de sonho para muita gente, artistas, pintores ou simplesmente turistas. Venha descobrir essa bela região no coração da Provence, na França, seus autênticos vilarejos provençais e paisagens de tirar o fôlego.

Cada vilarejo tem seu charme, sua história, a gente não se cansa de passear entre suas ruelas para descobrir e ficar admirando cada pequeno canto. Do alto desses vilarejos encrustados na colina a vista é linda e banhada por uma luz particular, saboreamos esses momentos de doçura ao calor do sol e apreciamos a frescura quase mágica da noite nascente! Casas em pedra branca, fontes, ruas  de pedra: você esta em Provence.

No Luberon cada estação traz suas próprias surpresas, não importa o mês, sempre a natureza nos surpreende e é difícil descrever a beleza das cores do outono que se misturam: ocre, verde, vermelho … durante o verão, o azul da lavanda perfumada nos encanta, o frescor da primavera acaricia o rosto, e pomares de cereja, papoulas e vinhas são um deleite para os olhos atentos.


 
Créditos: Picasa
 

Tudo começa nas estradinhas com os caminhos de plátanos e ao fundo, o Luberon nos aguarda. Que vilarejo parar? Escolha não falta para quem tem tempo… Mas se você deseja descobrir o Luberon num fim de semana, proponho mais abaixo uma pequena rota com três vilarejos classificados entre os mais belos vilarejos da França, um itinerário imperdível.


Começamos em Gordes, vilarejo no alto de uma rocha que lembra um presépio. E possível descobrir o lugar, suas ruas estreitas e os principais marcos históricos a pé.

 
Créditos: Picasa
 

Nos arredores de Gordes, não deixe de visitar:

Aldeia de Bories – Cabanas de pedra, cuja origem remonta à Idade do Bronze, a maioria foi construída no século 17. Utilizadas como abrigos até o começo do século 19, alguns agricultores viviam lá periodicamente quando os campos ficavam longe demais das propriedades para idas e voltas no mesmo dia.

Os pastores também ficavam instalados durante a transumância dos rebanhos. E um local classificado monumento historico que mostra a arte da construção tradicional e popular e evoca o trabalho extraordinário dos homens que criaram uma arquitetura original com materiais pobres e meios simples.

Abadia de Sénanque – lindamente inserida no seu vale com seus campos de lavanda, a Abadia é uma das mais puras testemunhas de arquitetura cisterciense do século 12.

Seguimos para Roussillon, o Colorado Provençal.

Um dos maiores depósitos mundiais de ocre, a primeira coisa que percebemos quando chegamos ao vilarejo, é a extraordinaria paleta de cores alaranjadas e ocre onipresente, tanto em termos de terra, formações rochosas e falésias, bem como em suas ruas estreitas, escadarias, suas casas e suas fachadas. O vilarejo é verdadeiramente único!

Para finalizar, uma parada em Menerbes, o vilarejo das trufas.


No alto deste vilarejo temos uma vista magnífica dos Montes do Vaucluse. No seu interior, as ruas estreitas revelam uma rica herança: casas antigas da Idade Média e da Renascença. Como outros vilarejos do Luberon, o charme de Menerbes atraiu muitos artistas famosos, como Picasso e vários filmes foram rodados no vilarejo desfrutando da sua beleza e luz excepcional.

Então se você pretende visitar o coração da Provence, não perca a oportunidade de uma pequena estadia no Luberon. Mesmo se você está em Paris, a Provence esta a dois passos, 2 horas e 40 minutos de trem rapido são suficientes para chegar a Avignon de onde você pode facilmente pegar a estrada, ou ônibus que o leva a vilarejos como Lagnes, Coustellet ou mesmo Bonnieux.

Enfim, se você deseja descobrir mais sobre a Provence e visitar outros vilarejos do Luberon, sinta-se a vontade para viajar pelo blog de C’est ma Provence.