Um mergulho no passado sombrio da Alemanha

aligncenter

Para chegar em Dachau é necessário pegar um trem em direção a cidade e, ao lado da estação, pegar um ônibus que deixa na porta do campo. O melhor é pegar um bilhete diário por € 8,10 que dá direito a ônibus e trem. A entrada é gratuita mas há audioguias por €2,50.

Local onde ficavam os chuveiros. Os banhos eram coletivos e torturas aconteciam durante o periodo em que os prisioneiros se banhavam[/img]

Algumas partes não consegui tirar foto, como o espaço em que os prisioneiros eram levados para serem mortos por gás e o local de execução em massa por fuzilamento nos fundos do campo pois, não tinha como registrar aquilo, lembro da senhora que estava no canto da sala de execução a chorar de soluçar e me arrepio até agora.

Depois de Dachau, ainda tive cabeça para andar pelas ruas de Munique seguindo o Tour do 3º Reich. Nele estão pontos estratégicos dos nazistas na cidade como Königsplatz, onde aconteciam os desfiles anuais deles, o Fuhrerbau, prédio onde ficava o escritório de Hitler e a Platz der Opfer des Nationalsozialismus, uma praça com monumento às vitimas do nazismo.

É, esse foi um dia pesado e cinzento. Mas, fez refletir, reviver e respirar uma parte da história européia. Recomendo a todos esse passeio, vai abrir sua mente, te fazer pensar, pensar e repensar…

Para mais fotos deste roteiro e dicas de passeios pela Europa conheça o blog de viagem Flor na Estrada e siga a fanpage no Facebook.