Um passeio pela Acrópole de Atenas
As construções milenares mais elegantes e famosas da Grécia!
Ruínas do Pártenon, templo erguido no século 5 a.C.[/img]
Para um melhor entendimento de como era Acrópole na antiguidade, o ideal é conhecer o acervo do Museu da Acrópole, situado a cerca de 300 metros da Acrópole, com mais de 4.000 achados arqueológicos. Considerado um modelo de arquitetura moderna, feito de aço, vidro e concreto, além das coleções expostas, o Museu tem café e restaurante com vista para o Partenon, duas lojas com produtos para presentes, cartões postais e livros sobre a Acrópole. O valor do ingresso: € 5.
Para subir a colina sagrada da Acrópole, situada a 150 metros acima do nível do mar e acessível apenas a pé, o ideal é utilizar algum calçado confortável, levar uma garrafa com água (coisas que eu não fiz quando visitei pela primeira vez, mas percebi que precisava) rs e preparar uma câmera, para registar o máximo possível de cada monumento. O ingresso custa €12 e pode ser utilizado por quatro dias, para também percorrer outros sítios arqueológicos, por exemplo: Ágora Romana, Biblioteca de Adriano e Templo de Zeus Olímpico.
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
No caminho para as construções milenares mais elegantes e famosas da Grécia, encontramos o Teatro de Dionísio, o mais antigo do mundo, 500 a. C. , sentar em sua arquibancada é repetir um costume dos gregos antigos. E o Odeão de Herodes Ático, 161 d.C. que ainda é utilizado para apresentações de festivais e concertos, dentre eles o Festival de Atenas.
Templo de Atena Nike, de mármore e em estilo jônico, foi construído por Calícrates, entre 427 e 424 a.C.[/img]
Do alto da Acrópole temos uma visão panorâmica para a cidade de Atenas, cenário ideal para muitas fotos desse momento inédito.
Propileus[/img]
Partenon, o maior e mais famoso dos templos da Acrópole, encanta também por sua elegância. Construído por Ictinus e Calícrates, no século V a.C. para substituir um antigo templo destruído durante uma invasão dos persas em 480 a.C. A iniciativa foi do governante Péricles (um dos principais líderes da antiga Atenas). Em 1832, com a Independência da Grécia, passou a ser restaurado e conservado. Um dos momentos mais importantes da história da Grécia foi quando a bandeira grega foi posta novamente na Acrópole, após a Segunda Guerra Mundial.
Erecteion[/img]
Saindo da Acrópole, pelo nordeste há o Areios Pagos (Areópago), supremo tribunal da Atenas Antiga. Nele eram discutidas as condenações, os assuntos sobre ciência, educação e o direito democrático.
Para mais informações sobre essa e outras atrações turísticas na Grécia, visite a nossa página (www.agreciadoseujeito.com) ou a nossa fanpage (A Grécia do seu jeito). Será um prazer compartilhar as nossas dicas com você.