Uma trilha no Morro Dois Irmãos, na favela do Vidigal

20/01/2015 08:56 / Atualizado em 06/05/2020 18:26

Casal só Viagem
Casal só Viagem
Morro do Vidigal[/img]

Para subir um dos morros mais famosos da Cidade Maravilhosa, deve-se pegar um táxi ou um ônibus que te deixe no pé da comunidade, na UPP que fica na parte baixa do morro. Saindo de Copacabana os ônibus que te deixarão lá são 557, 382, 360, 177; da Barra da Tijuca, 525, 2334, 2338, 360; do Centro do Rio 2334, 177, 2335.

Veja + fotos da Trilha Morro Dois Irmãos

Na entrada do Vidigal, há vários mototáxis que por R$ 10 estarão a sua disposição para te deixar bem no início da trilha Morro Dois Irmãos. Devido as ruas apertadas, táxis e vans também podem te levar lá, porém com menos agilidade e em um lugar um pouco mais distante. Por isso recomendo subir de mototáxi mesmo. Quem preferir pode contratar guias locais que te encontram no hotel Sheraton e seguem todo o tempo com você.

O tempo que levamos do pé da trilha até o topo do Morro Dois Irmãos foi de 40 minutos, calculamos a média de 30 minutos à 1 hora, pois o tempo pode variar muito dependendo do condicionamento físico de cada um. A trilha é íngreme, mas não é muito difícil. Quando você vai se aproximando do topo a mata se fecha e os galhos podem incomodar os mais delicados.

Do topo do morro se tem um visual de 360º espetacular da zona sul do Rio de Janeiro, as praias do Leblon, Ipanema e Arpoador, a lagoa Rodrigo de Freitas, a Rocinha, o Vidigal e até a cidade de Niterói. É realmente incrível. Contemplamos a vista por uma hora e quando começou a ficar muito cheio, nos preparamos para descer. A dica é chegar cedo!

Os mais desajeitados devem ter cuidado principalmente na descida, existem partes que não são muito seguras, principalmente pela quantidade de visitantes que às vezes acabam interditando a passagem.

 
 

Saímos da trilha Morro Dois Irmãos e fomos até o restaurante indicado por um dos motoqueiros. E aí a surpresa: conhecemos Bar e Albergue da Laje.

 
 
 
 

Um ambiente extremamente aconchegante no meio da favela do Vidigal. Sua arquitetura mistura o luxo com o rústico. Realmente um achado e tanto. O bar foi inaugurado em maio de 2014 e já virou sensação. Cerveja gelada, música boa, um visual de arrasar, pessoas bonitas, simpáticas e muito animadas, vale muito a pena!

O que era pra ser uma manhã no Vidigal virou um dia. Acabamos descendo a pé já ao anoitecer e pegamos um táxi na avenida Niemayer. Não deixem de nos acompanhar no Facebook, Twitter e Instagram.

Leia Também:

– Parque Penhasco Dois Irmãos
– O Espetacular Mirante da Pedra Bonita
– 2 Fantásticos Picos do Rio de Janeiro: Vista Chinesa e Mirante Dona Marta