Viagens para tempos de crise

Muito se fala sobre a crise nos últimos tempos. É a alta do dólar. Sobre desvios de dinheiro. A criação de novos impostos para tapar buracos feitos pelo governo. Com todos esses problemas, nosso dinheiro fica ainda mais comprometido para as contas e apertados para momentos de lazer, isso é inegável. Mas, como só apontar problemas é fácil, temos que focar em soluções paras os mesmos. E, como brasileiros – terra de bons em gambiarras – podemos usar o nosso famoso jeitinho especial para uma coisa boa e econômica.

Eu, Eric Ventura, como um amante de viagens e autor do projeto Um Menino Caminha – e um eterno apaixonado pela palavra economia – a sugestão que posso fazer é que você faça uma Road Trip (ou uma viagem de carro, moto, bicicleta, se preferir). Fazer uma viagem assim não é nenhuma novidade, mas com o barateamento das passagens de avião nos últimos anos fez com que esse estilo de viagem pela estrada fosse deixado de lado.

Google Imagens

Fazer uma Road Trip tem muitas vantagens. E com preços bem variados e muito acessíveis. A gente pode dividir uma viagem dessas em até 5 pessoas num carro normal. Pode usar o seu carro ou o do seu amigo. Caso precise alugar, você pode ter como opção uma Doblò, uma van ou um carro equivalente num porte maior (verifique antes se o automóvel escolhido necessita de uma carteira de motorista tipo C). E você tem uma grande flexibilidade no roteiro de onde quer ir e o que quer visitar. Pode fazer paradas para admirar uma boa vista pelo caminho e mudar todo o trajeto se aparecer algo ainda melhor pra fazer.

Numa viagem desse tipo a vantagem maior é a possibilidade de compartilhar todos os custos como combustível, comida (que se pode comprar num supermercado e garantindo ainda mais economia do que comer em algum restaurante nas paradas), quarto num hostel (que pode ter a opção de acomodar todo o seu grupo) ou acampar que fica ainda mais barato, o aluguel do veículo (caso haja a necessidade de alugar um), entre outras coisas. Além de custos compartilhados, uma Road Trip com os amigos nos faz dividir os melhores momentos que teremos na vida. Faz com que fiquemos mais unidos do que nunca.

Existem várias opções para uma viagem pela estrada. Você pode aproveitar que o dólar está alto e conhecer lugares no Brasil que sempre esteve com vontade de conhecer. Afinal, o Brasil é tão grande e tem tantos lugares pra conhecer que isso não será problema. E tem estados que nem imaginamos o quão interessante pode ser. Agora, se a vontade mesmo é sair do país, por que não visitar nossos vizinhos da América do Sul? Países como Chile, Peru, Uruguai, Paraguai, Argentina e Bolívia são ótimos e famosos destinos para turistas e mochileiros. Dependendo de quanto tempo você tem de férias e onde morar no Brasil, por que não estudar um roteiro para a Venezuela, Colômbia e Equador? Ainda mais no Suriname e nas Guianas, quem você conhece que já foi para algum desses lugares? Se não tem, marque com seus amigos, será incrível. Se tem, faça ir com você para te ajudar no caminho. É só estudar com um tempo de antecedência se é possível chegar de carro onde está desejando. Outra opção ainda é encontrar uma promoção de passagem de avião para algum lugar e fazer a Road Trip por lá.

Imagem do filme “Diários de Motocicleta”

Às vezes é difícil de encontrar alguns amigos loucos para encarar uma viagem dessas, mas isso ainda não é desculpa para não viajar ou ficar reclamando em casa que não tem companhia. Existem vários grupos de Facebook, comunidades em sites de mochileiros, entre outros lugares que você pode encontrar com quem viajar. Entre em algum desses (ou em todos) e você irá começar a conversar sobre viagens e para onde estão indo. Sempre há quem esteja procurando acompanhantes de viagem. A partir daí você pode criar amizades com pessoas de todo o país.

Se ainda não está feliz e prefere e gosta de viajar sozinho, procure por passagens de ônibus. Ainda não gostou ou achou os preços meio salgados? Existem sites, aplicativos e grupos nas redes sociais sobre caronas. Você pode encontrar quem esteja indo para o mesmo local que você ou pelo menos por uma parte do caminho. Alguns podem querer dividir as despesas ou, de repente, só querer a companhia de alguém sem custo algum já que estará indo de qualquer jeito. Você irá encontrar todo tipo de gente. Para não ficar preocupado caso não seja alguém de confiança, converse bastante com a pessoa antes de se encontrar, adicione nas redes sociais, procure um pouco sobre ela se isso te fará se sentir melhor.

Frase de Eric Ventura do projeto “Um Menino Caminha”

Nesses tempos de crise nós podemos ficar reclamando que tudo está desmoronando ou podemos fazer algo a nosso favor. Ninguém como nós mesmos pra saber se podemos gastar numa viagem ou não. Mas não vejo viagem como um gasto e sim como um investimento. Viajar nos deixa mais relaxados, nos transforma. E para viajar não é preciso rodar milhões de quilômetros, só de sair de casa já é uma viagem. Vá para uma praia. Vá para um parque na sua cidade na qual você nunca foi, com certeza tem lugares que você não conhece na região. Turistar é só questão de ponto de vista. E, como listei no texto, opções para viajar é que não faltam.