Viajante retrata a juventude através das crianças de 30 países

Em busca da fórmula para preservar sua juventude interior, Felipe Sant’Ana, de 19 anos, resolveu colocar a mochila nas costas para retratar a infância em 30 países diferentes. O jovem passou pela Europa, Ásia e América Central.

No decorrer da viagem, ele entrevistou e fotografou as crianças nativas dos países e reuniu um material que expressava as diferentes realidades. Foi a partir dessa experiência que surgiu o livro “Jovem o Suficiente”, que contém uma compilação de cartas e fotos que retratam essa aventura, lançada pela plataforma Catarse.

 

No livro, Felipe conta alguns episódios tocantes como, por exemplo, quando uma menina falou que não tinha vontade de ser adulta porque as sandálias que ela estava usando, no momento da entrevista, não a serviriam mais.

Também fala sobre as dificuldades que passou durante a viagem, os mais comuns foram os problemas com a comunicação, como quando se viu doente precisando passar por uma cirurgia de emergência sem conseguir expressar no idioma local o que estava sentindo. Além de uma série de circunstâncias que o fizeram pensar que não voltaria para casa novamente.

O jovem idealizador do projeto é um dos seguidores da nova tendência que é a viagem por um propósito, que não está necessariamente atrelada à fama dos pontos turísticos e sim às experiências que os diferentes lugares do mundo podem acrescentar às pessoas. Por esse motivo, os destinos mais remotos são a preferência desses viajantes. E com uma mochila nas costas e passagens de ônibus conhecem lugares inusitados que surpreendem e proporcionam uma experiência muito intensa.