Visitando Córdoba, na Argentina

06/01/2015 16:30 / Atualizado em 06/05/2020 18:17

aligncenter wp-image-782724 size-large
aligncenter wp-image-782724 size-large

Fundada em 06 de julho de 1573, Córdoba é a segunda cidade do país com mais de 1 milhão de habitantes. É uma cidade jovem, de estudantes. Muita história em suas construções. O legado dos Jesuítas resultou em importante patrimônio histórico arquitetônico e cultural.

Roteiro de Córdoba:

1. Primeira dia (sexta):

Chegamos na madrugada de quinta para sexta.  Descansamos no hotel até 10h da manhã e saímos para conhecer a cidade.

Perto de nosso hotel fica um calçadão com diversas atrações, muito gostoso para passear.

Ficamos hospedados perto da Plaza San Martin, na região central, ponto de partida de passeios turísticos. Ao chegarmos na praça avistamos um ônibus vermelho estilo londrino. Era 11h da manhã e estava de saída. Embarcamos nessa viagem!

 
 

Acho super válido esse tipo de passeio, pois  proporciona uma visão geral da cidade e de todos pontos turístico. Há quem não goste e acha perda de tempo. Eu geralmente os faço, até para me localizar melhor na cidade e selecionar o que relamente quero conhecer, pois o guia informa detalhadamente todos os pontos turísticos.

Após o passeio de 1h30min pela cidade, fomos almoçar no Paseo del Buen Pastor, que é um centro comercial e recreativo com alguns restaurantes em seu interior, além de outras atrações.

Após o almoço saímos caminhando e descobrindo a cidade que me encantou com sua arquitetura e casarões antigos.

 
 
 

 
 

 
 

 
 

 
 

Pontos interessantes para conhecer:

Cabildo Histórico; Iglesia Catedral em frente a plaza San Martin; Iglesia del sagrado Corazón de Jesus;  Patio Olmos (shopping), Manzana Jesuítica, Museo Banco da província de Córdoba.

 
 
Iglesia del sagrado Corazón de Jesus[/img]

wp-image-782737 size-medium
wp-image-782737 size-medium
Cabildo parte externa[/img]

 
 

Curiosidades imperdíveis:

A Iglesia del Sagrado Corazón de Jesus, também conhecida como padres Capuchinos fica ao lado do Paseo del Buen Pastor, localizada no bairro Nueva Córdoba. Sua arquitetura neogótica me lembrou a Notre Dame de Paris. É considerada uma das sete maravilhas de Córdoba construídas pelo homem.

aligncenter size-medium wp-image-782744
aligncenter size-medium wp-image-782744

Manzana Jesuítica foi a primeira Universidade do país declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco e também considerada uma das sete maravilhas de Córdoba.

b>Museo Banco Provincia de Córdoba uma imponente construção que abrigou o Banco da Cidade. Vale a pena a visita. (Não abre aos sábados e domingos e a visita é gratuita).

 
 

Iglesa Catedral: demorou mais de 100 anos para ser construída e por isso tem vários estilos arquitetônicos.

 
 
 

Universidade Nacional originária do Colegio Maximo dos Jesuítas do século XVII. É a universiddade mais antiga do país e uma das primeiras do continente.

A noite resolvemos conferir o agito noturo da cidade que acontece no bairro Nueva Córdoba, onde se localiza os bares e casas noturnas mais badalados.

O Paseo del Buen Pastor, local que almoçamos, fica no coração de Nueva Córdoba e assistimos o show das águas dançantes. Um espetáculo gratuito ao ar livre. Os Argentinos tem o costume de se encontrar em praças e locais ao ar livre, então estava cheio de gente. Foi uma noite fria e muito agradável.

 
 
 
 2. Segundo dia (sábado):

Pegamos o carro que alugamos na Sixt Rent a Car e rodamos pela cidade. Adoro fazer isso. Se perder, deixando-se levar pelo prazer de conhecer lugares novos.

Dia de conhecer museus e a história da cidade.

– Palacio Ferreyra: Uma imponente construção com arquitetura francesa que originalmente foi uma casa familiar. Todo o material da construção foi trazido da França.

Desde 2007 funciona o Museo Superior de Bellas Artes Evita. Também considerado uma das sete maravilhas de Córdoba.

Mas foi a arquitetura e a decoração do casarão que me encantou. Pena que não podia tirar fotos nos salões por causa das obras de arte.

Horário de Funcionamento: Terça a Domingo e feriados das 10h as 20h.

-Museo Provincial de Bellas Artes Emilio Caraffa:

Museu de arte contemporânea. Obras diferentes e interessantes. Pagamos a entrada para os dois museus com desconto. $20 pesos por pessoa.

 
 
 

Paseo de las Artes: Feirinha de artesanato no bairro Güemes.

Centro cultural e turístico o bairro é famoso pelas oficinas de artesanatos. Um bairro tradicional e histórico com construções antigas ainda preservadas, construídas ao longo do La Cañada (um canal que corta uma parte da cidade).

 – La Cañada: considerado uma das sete maravilhas de Córdoba, é um canal que cruza uma parte da cidade passando pelo bairro Güemes, dentre outros. Há ótimos restaurantes localizados nessa avenida.

 
 
Carro característico da cidade[/img]

Parque Sarmiento: projetado em 1889 por um paisagista francês Charles Thays. Um lindo parque na cidade de Córdoba que abriga um zoológico, diversos restaurantes e lanchonetes, Museus, teatro, etc.

O parque é imenso, tem um lago com duas ilhas e sempre está cheio de pessoas fazendo atividades, passeando, etc.

Percebi que os Argentinos tem essa cultura de frequentar parques. Todas as cidades que visitei era bem característico os parques lotados.

O parque é lindo, bem conservado e todas as tardes passeávamos por lá.

 
separator
separator
Obrigada meu amor, por mais essa viagem que pude desfrutar ao seu lado!!![/img]
aligncenter size-medium wp-image-782775
aligncenter size-medium wp-image-782775

 
 
Mapa com os pontos turísticos[/img]

No blog Curioviagens você encontrará informações sobre diversos lugares.

* Já conhece nossas redes sociais? Acesse os link abaixo para saber as novidades: FacebookInstagramGoogle+, e Twitter

Até a próxima viagem!