Visitando museus em Londres
Londres é uma cidade com uma quantidade incrível de museus. Os museus são tão interessantes que você precisa de um bom tempo em cada um, o que pode ser um problema se você tem pouco tempo de viagem. Na minha modesta opinião, Londres é uma cidade para se morar e não visitar.
Se quiser apenas conhecer a cidade, separe uns 2 meses para isso. Meu tempo lá seria curto, teria que achar tempo entre a gravação de um vídeo e outro para conhecer a cidade e, logicamente, alguns museus. Então resolvi optar pelos gratuitos, já que meu orçamento anda apertado no momento.
Tate Modern Art Gallery
- Veio para São Paulo no feriadão? Então conheça 10 museus na cidade que dá para visitar usando apenas o metrô
- Montevidéu em 4 dias: lugares para visitar, comer e amar
- Naoshima, Teshima e Inujima, as ‘ilhas de arte’ do Japão
- 7 lugares frios e lindos para conhecer no Brasil sem gastar muito
Uma das coisas que eu recomendo muito em uma cidade nova é fazer um bus tour. O ticket que eu comprei ainda dava direito a um passeio de barco. Então, com muita classe, eu fui de barco até este museu que fica às margens do Rio Tamisa, em frente a St Paul’s Cathedral.
As instalações do Tate Modern são de uma antiga usina elétrica e o museu é considerado a maior galeria de arte do mundo. Porém, essa informação caiu por água à baixo quando eu fui na National Gallery of London. Infelizmente eu não pude tirar fotos de lá, mas no Tate era permitido. Então, seguindo a premissa que este museu tem um acervo realmente incrível, eu puder ver obras de Picasso, Warhol, Dalí e outros artistas importantes do século 20.
Também estava rolando uma exposição de Henri Matisse (The Cut- Outs), mas era paga e a fila estava muito grande. A quem interessar, a exposição vai até 7 de setembro. Este é mais um museu que vale “perder” um tempo lá.
Inaugurado em maio de 2000, o Tate promove importantes mostras temporárias de arte moderna e contemporânea. Algumas das exposições temporárias também são gratuitas, por isso vale muito a pena ir.
Onde e quando: Bankside London SE1 9TG. De 2ª à 5ª feira das 10 às 18 h e 6ª e sábado das 10 às 22h.
Natural History
De uma forma geral, museus de história natural costumam ser os meus preferidos. Quando há dinossauros então, melhor ainda. O Natural History Museum de Londres foi o mais impactante museu do gênero que visitei na minha vida.
O prédio entra para a lista dos mais lindos que já vi. Ele por si só já é uma verdadeira obra de arte. É necessário entrar na fila, pois é um dos museus mais famosos do mundo e é cheio de crianças lá. Aliás, todos os museus de história natural são cheio de crianças, acredito que é uma forma muito boa de ensinar os filhos é levá-los a museus.
Em toda a minha vida, eu nunca gostei de estudar em casa, mas sempre fui fascinado pelo que era me ensinado dentro das salas de aulas, e ver ao vivo espécimes que eu só via nos livros é fascinante.
Além de dinossauros, o museu possui uma sessão sobre meteoritos, exposições didáticas sobre Darwin e um simulador de terremotos.
Perto deste museu, ficam o Science Museum e o Victoria & Albert Museum. Recomendo passar o dia na região, que é linda, e almoçar no Sticky Fingers.
Onde: Cromwell Road London SW7 5BD UK.
Horário: das 10h às 17h50.
British Museum
Bom, por último deixei para falar sobre o mais fantástico museu que visitei na minha vida até agora. O Museu Britânico possui um acervo de 8 milhões de peças históricas do mundo todo: máscaras astecas, moedas antigas e esculturas egípcias e gregas. Sim, há múmias em sarcófagos, e muitas. Há também objetos da Babilônia, antiga Pérsia, Mesopotâmia e Palestina. O british museum conta a história da humanidade através de artefatos, sendo assim um dos museus mais visitados do mundo.
Há muitos destaques neste museu: Rosetta Stone, relevos assírios, esculturas do Partenon, peças de Xadrez Lewis, tesouro de Oxus, Royal Game of Ur, a Múmia de Katebet, armaduras de Samurais e muito mais.
Este museu foi aberto ao público em 1759 e não há dia em que o museu não esteja lotado. Então vá sem pressa, pois é um museu que necessita de um dia inteiro para apreciar.
Um fato interessante é a disputa do museu com a Grécia. Desde 1980 o governo grego vem realizando esforços diplomáticos para reaver peças do Partenon que foram roubadas por ingleses, e que compõem o acervo do Museu Britânico.
Esta breve visita a Londres me deixou com muita vontade de voltar, pois há muitos outros museus interessantes nesta linda cidade.
Onde: Great Russell St, London WC1B 3DG
Horário: das 10h às 17h30.