Visitando museus em Oslo, na Noruega
Oslo é uma cidade lindíssima, absurdamente cara e rica em museus. Na realidade é muito mais que isso, é uma cidade linda, sem violência ou desemprego, onde todas as pessoas possuem um bom padrão de vida e é impossível não se apaixonar por ela.
Minha passagem por Oslo seria curta demais, então fiz o que qualquer pessoa inteligente faria. Fui até o centro da cidade e tentei ver o máximo de museus.
O motivo que me levou a passar por Oslo foi uma conexão de um dia, pois eu estaria indo ao Ártico participar de uma expedição fotográfica em busca da aurora boreal. A experiência completa sobre essa viagem até a última cidade grande do planeta você vai encontrar aqui neste blog. Confiram os lugares que visitei:
- Ande esta quantidade de passos por dia e diminua o risco de morte precoce
- Exposição ‘Presépios de Hilda Breda’ está disponível até 11/01 em São Bernardo
- 5 praias baratas no Sudeste para curtir com pouco dinheiro
- Como não cair no golpe do falso Uber no aeroporto de Guarulhos
Museu de História Natural
O Naturhistorisk Museum, pertencente à Universidade de Oslo, além de ser o museu de história natural mais antigo da Noruega, fica em um lugar lindo, dentro do Jardim Botânico de Oslo. Este museu é dividido entre museu Geológico e Zoológico. Praticamente, uma coleção científica.
Ao longo de 200 anos, espécimes de plantas, animais, rochas, minerais e fósseis foram coletados, estudados e preservados.
No museu zoológico, pude ver animais do mundo todo. É para quem gosta de taxidermia, que na minha opinião, é a melhor forma de estudar ursos, linces, lobos e outros predadores de perto. No outro museu, as exposições geológicas apresentam a história geológica da Noruega e do planeta terra. O museu é focado em minerais, mas com certeza a grande atração do museu é o fóssil de T. Rex.
De terça a domingo, das 11h às 16h.
Quanto: adultos NOK 50,00 – estudantes/crianças NOK 25,00
Galeria Nacional
Este museu conta com várias obras de arte marcaram a história da Noruega, Grécia, Alemanha e muitos outros países. Há obras clássicas da pintura norueguesa, do renascimento até o moderno Munch.
Contudo, o foco está na pintura e escultura norueguesa do século 19. Os destaques da coleção incluem grandes obras de Edvard Munch, incluindo O GritoOutros artistas importantes do museu: JC Dahl, Adolph Tidemand, Hans Gude, Harriet Backer e Christian
Endereço: The National Gallery, Universitetsgata 13
Quanto: adultos NOK 50,00 – estudantes/crianças NOK 25,00
OBS: com um único ingresso você entra no The National Gallery and the Museum of Contemporary Art, no The National Museum – Architecture e no The Museum of Decorative Arts and Design.
The Museum of Decorative Arts and Design
Esta foi minha terceira e última parada em Oslo. Este museu peculiar apresenta uma ampla variedade de design e artesanato através dos tempos. Eu poderia muito bem chamar ele de museu vintage, mas seria severamente criticado.
Além de exposições dedicadas ao design e artesanato dos últimos cem anos, o museu conta a história dos estilos 1100-1900 através de coleções de moda e arte cerâmica através de vasos gregos antigos e objetos de arte da Ásia Oriental.
Entre os destaques da coleção, que obviamente eu não conheço ninguém, está o Tapestry Baldishol, de uma tapeçaria chamada Gobelin,tecido único do século 12.
Endereço: St. Olavs portão 1