Viva um dia de grafiteiro no Rio de Janeiro
Por Fábio Lima, do blog Intrip
A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos, que está ligado diretamente a vários movimentos de cultura urbana. O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros não se contentaram com o estilo norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque bem brasileiro. O grafite nacional atualmente é reconhecido entre os melhores do mundo!
O site Intrip, um marketplace que vende experiências turísticas locais, fechou parceria com três artistas plásticos especialistas na arte do grafite que mostram um pouco da cultura urbana e das técnicas. Heitor Corrêa, Vinicius Spam e Pedro Jardim são artistas plásticos independentes, que desenvolveram seus trabalhos por caminhos distintos e complementares.
- Casa do Olhar Luiz Sacilloto recebe workshop de pintura em tela com os grafiteiros Tota e Ariane Duque
- Espetáculo Amálgama leva malabarismo, acrobacia e dança em sessões no Tendal da Lapa
- Emia Aron Feldman recebe inscrições para oficina “Artistas da Vila”, com o grafiteiro Tota
- Clarin Cia de Dança apresenta premiado espetáculo de funk com trilha sonora ao vivo no Sesc 24 de Maio
Heitor Corrêa deixou para trás a carreira administrativa e iniciou cedo na arte urbana, morou um tempo na Califórnia e hoje é integrante da Galeria Nove Cinco e colaborador criativo do projeto Liberte Seus Sonhos. Vinicius Spam estudou design gráfico e atualmente é professor na Escola de Graffiti Art Rabisco (EGAR) e fundador do coletivo Era Circus. Pedro Jardim é formado em design gráfico, estudou em Londres e na School of VIsual Arts de NY. Atualmente faz parte do coletivo de artistas da Galeria Nove Cinco e é colaborador criativo do Liberte Seus Sonhos.
Todos eles resolveram oferecer aos viajantes que chegam ao Rio de Janeiro uma forma diferente de conhecer a cidade e uma oportunidade para descobrirem um pouco mais sobre o cotidiano de um artista grafiteiro. O local escolhido para realizar essa experiência foi Santa Teresa, o bairro tradicional de referência artística do Rio de Janeiro.
Lá, os artistas ministrantes do dia fazem uma apresentação rápida sobre a cultura de arte urbana e a história da cena do grafite no Brasil. Passam conceitos básicos de pintura e técnicas de como usar a tinta spray e depois o grupo coloca em prática o que aprendeu em um painel de forma colaborativa entre viajantes e artistas com direito a foto da obra criada por todos. No final, os viajantes ganham um brinde surpresa para recordarem essa experiência artística!
DIA DE GRAFFITI
Quando: Diariamente com agendamento antecipado
Quanto: R$ 150 (preço por pessoa, com material incluso e brinde surpresa)
Informações e venda: no site Intrip
Fábio Lima é profissional de marketing, apaixonado por viagens, fotografia, vídeos, sinuca e um bom papo com novos e velhos amigos! Fundador do site Intrip e editor do Blog Intrip, conhece pessoas e empresas do Brasil todo que proporcionam experiências turísticas fora do tradicional, onde mesmo em velhos destinos é possível viver novas experiências.