Você sabe o que é viajar de mochilão social?
Quando o assunto é viagem a grande maioria concorda que é fantástico conhecer várias culturas e lugares. Mas não seria muito mais gratificante viajar deixando uma marca positiva em seu roteiro ?
Para isso existe um modelo de viagem que já é conhecido como volunturismo ou mochilão social e consiste em uma viagem com baixo custo levando apenas uma mochila. O foco principal é interagir com comunidades locais em diferentes partes do mundo realizando ações e intervenções voluntárias em grupos sociais desfavorecidos.
Este tipo de turismo extrapola o simples desejo de estar em outro país e conhecer monumentos e pontos históricos. É baseado na busca pela experiência em se aprofundar em outra cultura e na vivência de áreas carentes que permite um entendimento maior sobre diferentes realidades sociais.
- 7 sinais de câncer de mama diferentes de caroço nos seios
- Só na Black Friday! Compre a Smart TV Philco 4K de 58 polegadas com 52% OFF!
- 5 teorias da conspiração e segredos do Vaticano que eles não querem que você saiba
- Saiba agora por que você precisa conhecer a Chapada Diamantina
Além disso, é extremamente enriquecedor enquanto pessoa, pois vocês passa a enxergar outros mundos, visões e modo de pensar a vida. Se torna menos individualista e repensa sobre seu estilo de consumo.
Um exemplo de pessoas que já embarcaram neste tipo de viagem são o casal Eduardo Melo e Luma Pinto, do Bemtrilhado ou Marcelo e Tainá, do Calle América. Ambos viajaram por países realizando trabalhos voluntários e compartilharam tudo em suas páginas.
PONTOS A SE ANALISAR AO FAZER O VOLUNTURISMO:
- Tempo: é importante que você tenha um limite de tempo flexível em sua viagem, pois a maioria dos aportes voluntários necessitam de mais que um dia para poder desenvolver um trabalho mais elaborado.
- Simplicidade: esse é o tipo de viagem que muitas vezes você pode não encontra muito conforto, banho quente, mosquiteiro, comida que mais lhe agrada ou lugares de fácil acesso (você pode ficar na sede da instuição localizado em um sítio mais afastado, por exemplo).
- Verba Mínima: como em qualquer viagem, também é recomendável ter reservas financeiras para deslocamentos interno em cidades, gastos com produtos de higiene, vacinas, taxas e pensar em possíveis imprevistos.
- Responsabilidade: é preciso ser correto no que você se predispõe a fazer. Comprometa-se apenas com o tempo e serviço que pode executar. É muito chato deixar uma atividade incompleta, pois os beneficiados são os maiores prejudicados. Pensa nisso! :]
- Desapego: você não vai ter muitas opções de roupas, itens de maquiagem ou poder comer em um restaurante bacana sempre que quiser. Suas prioridades começam a mudar.