Workaway e Helpx: a chave para você viajar muito mais
Para aqueles que o mochilão parece inatingível: veja como milhares de pessoas estão viajando pelo mundo inteiro.
O helpx por exemplo tem uma ferramenta de busca por tipo de lugar, o que ajuda muito, pois se você quer fugir das fazendas, pode escolher hosteis, pensões, hotéis ou, se estiver afim de algo completamente diferente, barcos (confira a lista aqui)
Já o Workaway permite que você busque por tipo de trabalho: carpintaria, construção, fazenda, babá, cozinha, jardinagem, arte, hotelaria… é útil quando, por exemplo, se você não sabe cozinhar, não está afim de trabalhar em uma fazenda e não tá inspirado para cuidar de crianças. Selecione as atividades que te interessam como ensinar línguas, ajuda com computador, ajuda com hóspedes, artes e eles trarão todas as oportunidades que pedem essas ajudas, mastigadinhas. A interface e a organização do site são notavelmente melhores.
A organização dos perfis do workaway com os tópicos já pré-estabelecidos para os anfitriões preencherem baseados nas informações mais relevantes para os voluntários, como horas esperadas a serem trabalhadas por dia, quantidade de voluntários mutuamente, se a internet é limitada, se são fumantes (tem uma barra ao lado mostrando anúncios de anfitriões aleatoriamente que é pura tentação). Isso faz você se sentir de cara confortável com esse universo, porém o helpx traz a mesma qualidade de oportunidades, só não tão bonitinho e mastigado. O melhor a fazer é analisar os dois e escolher qual das opções encontradas na área onde deseja visitar te agrada mais.
Preste atenção em quando os anfitriões atualizaram seus perfis. Se tem muito tempo, as coisas podem ser bem diferente agora que antes. Os sites mostram os perfis atualizados mais recentemente, assim como os recém feitos. Isso aumenta a sua chance de receber um tão sonhado “sim” para ir adiante. O workaway e sua interface mais organizada tem uma aba em cada perfil com um calendário indicando quando o anfitrião poderá ou não receber os voluntários.
Eu diria para você se certificar que o lugar para onde pretende se candidatar ofereça também o benefício, afinal, sua prioridade é gostar da sua viagem. Faça uma pesquisa do que a região oferece por perto, ou mesmo pergunte ao anfitrião o que tem de legal para ser feito nas horas vagas ou nos dias de folga.
Para isso, você pode por exemplo visualizar diretamente no mapa onde se encontram os anfitriões. Os dois sites tem essa opção, e também dá para ir procurando escolhendo na lista. Alguns lugares podem ser afastados dos centros e sem transporte público. Você dependerá da carona do seu anfitrião (se não quiser considerar uma carona na estrada) e as coisas podem ficar um pouco tediosas.
Taxas:
Ambos os sites permitem que você se registre de graça para ter uma “provinha” de como as coisas funcionam. Após isso, se quiser ir mais além e contatar algum anfitrião, por exemplo, tem que tirar o escorpião do bolso e pagar. Calma, nada desesperador: você pagará um único valor para usar o quanto quiser por 2 anos. É possível fazer uma conta só para você ou para duas pessoas, onde será especificado se é um casal ou amigos (provavelmente para facilitar a vida dos anfitriões que querem receber 2 voluntários porém só possuem uma cama de casal para hospeda-los). As taxas funcionam assim:
Helpx: 20 euros independente do número de pessoas na conta.
Workaway: 23 euros uma pessoa e 30 euros por 2 pessoas.
Você deve arcar com suas despesas. O transporte até o local deve ser providenciado por você mesmo, a não ser que o anfitrião se disponha para buscá-lo (o que acontece com bastante frequência). Qualquer coisa que não seja sua cama, seu banho e suas refeições principais também são na sua conta. Aliás, nem sempre as refeições são fornecidas. veja no perfil de cada anfitrião, lá estará informado.
Alguns perfis vão te pedir uma taxa por dia de estadia. É, um trabalho voluntário em que você paga para fazer. Antes de julgar, vamos analisar o seguinte:
- No geral, quem pede uma taxa são perfis de países pobres, como Nepal ou Índia.
- As famílias mal podem pagar por suas comidas, e precisam de ajuda (pessoas) para manter seus negócios.
- No geral, essa taxa diária não passa de 5 dólares.
O que o Helpx diz sobre isso:
Por favor, observe que a rede internacional é um pouco diferente das principais redes, já que esta inclui países em desenvolvimento. Alguns dos anfitriões podem não necessariamente arcar com as despesas para te manter mesmo com você ajudando, e acontecerá às vezes de você ser requisitado para doar uma pequena quantia em troca de comida.
Se isso não é aceitável para você, fique atento e evite esse tipo de lugar.
Já o Workaway vai mais a fundo nessa parte que é a maior preocupação da gente e se envolve diretamente, o oposto do helpx.
Segue o que eles dizem:
Em países em desenvolvimento (onde a maioria dos anfitriões então envolvidos com caridade ou trabalhos comunitários) alguns de nossos anfitriões poderão pedir por uma pequena doação para ajudar suas famílias ou para caridade (geralmente menos de 5 dólares por dia). O Workaway irá permitir isso informando quando a doação for diretamente para a família ou caridade e é só o suficiente para cobrir os custos da estadia do voluntário (Isso estará claramente marcado no perfil do anfitrião).
Nós restritivamente não permitimos perfis postados por agências, “homens de intermédio” ou projetos os quais achamos estarem se aproveitando da estadia dos voluntários.
Idiomas:
Se você tem medo do “inglês”, calma que também tem lugar para ti! Selecione os lugares que pretende ir e depois digite em “Search word or phrase” a palaravra “portuguese”, e todos que mencionaram falar português aparecerão na lista. Caso você fale outras línguas que não sejam o inglês, basta fazer o mesmo do português, mas substituindo pela lingua falada.
Se o bicho pega até para ler o site, o Helpx tem uma versão em francês, enquanto o workaway tem em espanhol, alemão e francês.
Analisando os escolhidos:
Após achar as oportunidades que te atraem, vem aquela pergunta da tua mãe na cabeça: “será que vão me picar e colocar no freezer?” Sim, há algumas maneiras de tentar ajudar a sorte nesse caso, e aqui vai uma mera opinião baseada em todas as experiências que tive (oito) as quais todas excelentes.
Primeiro lugar: o perfil deve estar completo.
Perfis em que a pessoa escreve bastante, descreve onde você dormirá, como é a cidade, colocam bastante fotos enfim, se preocupam em dizer sobre eles significa que também querem alto padrão de voluntários. É como uma entrevista de emprego de verdade, e essas pessoas frequentemente estarão abrindo suas casas, colocando você em contato direto com suas famílias. Vamos raciocinar: quando sabemos que o que oferecemos é bom, fazemos exigências sim. Queremos atrair as melhores pessoas. Claro, os aproveitadores podem não ser burros e também podem fazer perfis bem atrativos, por isso, comunique-se bastante com seu anfitrião. Faça contato direto por Skype, se possível, estabelecer confiança de ambos os lados é muito bom. Pessoas duvidosas podem dar uma deixa para pegarmos eles quando falam demais, e se se recusam a conversar, também é um mau sinal.
Feedback (ou avaliações) não são o que realmente definem se a oportunidade em questão é boa ou não. Algumas das minhas melhores experiências vieram de perfis sem nenhum feedback. Claro, em alguns perfis ajuda muito como este da Índia http://www.workaway.info/668735438881-en.html, mas dê preferencia aos com perfis com o máximo de informações possíveis como este perfil http://helpx.net/host.asp?hostID=28905&network=9 que detalha muito bem o que eles esperam de você, localização e possíveis inconvenientes. Não é o mais importante mas é sim muito importante! Tá na dúvida? Dê uma olhada nos depoimentos. Tem más avaliações? Não tem avaliações? Então melhor tentar o próximo.
Socializando com os outros “malucos da estrada”
Se você não conseguiu convencer nenhum amiguinho a trabalhar sem ser a troco de grana pelo mundo, e se você é socioholic, as duas páginas inventaram um modo de conectar os viajantes. O helpx criou um “classificados” onde as pessoas anunciam quem são/ onde estão e quando estarão em determinados lugares, enquanto o workaway procura por workers num raio de até 500km de onde você se encontra. Acho uma desvantagem quando se quer fazer amizade antes de chegar no país, por exemplo, mas ainda assim funciona que é uma beleza! (sim, eu testei)
O “encontródromo” do Helpx[/img]
PARA VOCÊ SE INSPIRAR AINDA MAIS…
Vai aqui um vídeo se você quer ainda mais, pelo o Workaway:
https://www.youtube.com/watch?v=bp_ecF6tC4M
Mas eles não estão satisfeitos, e fizeram um blog com postagens super tentadoras, como essa lista de voluntariados para aprender a surfar, ou essa para ciclistas viajantes. O lado da mídia social dessa galera é sensacional, dá vontade de viajar paara sempre!
Veja algumas das experiências que você pode ter:
Praticar alguns esportes radicais com essa agência no Canadá http://www.workaway.info/979146688347-en.html
Trabalhar com essa vista numa vinícola na Itália http://www.workaway.info/962659276942-en.html
Trabalhar num cinema no Camboja vendendo ingressos e pipoca http://www.workaway.info/943192572685-en.html
Ensinar esses japoneses a sambar em Tokyo (isso mesmo, sambar) http://helpx.net/host.asp?hostID=3994&network=9
Alternativas:
http://www.wwoofinternational.org o vanguardista, enorme mas não há uma única página, é preciso procurar especificamente o wwoof de cada país. Também é mais voltado para eco fazendas e tudo que envolva o meio-ambiente.
http://www.staydu.com/ oferece opções de estadia em troca de trabalho, ou pagando um preço bem baixo ou estadia DE GRÁTIS!!
http://www.worldpackers.com site de raíz brazuca voltado para o trabalho em troca de estadia em hosteis.
http://www.ecoteer.com é voltado para projetos ecológicos (dando uma pesquisada rápida achei até hospital de morcegos na austrália e tour pelas ilhas maldivas)
O http://www.findacrew.net/ e o http://www.crewseekers.net/ são para quem quer dar aquela rodada pelos 7 mares: barcos a procura de tripulação pelo mundo inteiro, e o melhor, tá cheio de oportunidade para marinheiros de primeira viagem <3
https://www.mindmyhouse.com para tomar conta de casas quando as pessoas vão viajar e animais de estimação… talvez dar uma de babá de vez em quando.
Algumas alternativas GRATIS (sem taxa de adesão):
http://www.volunteersbase.com/
http://www.skillstay.com/
http://globalhelpswap.com