App incentiva reciclagem de roupas ao garantir descontos em lojas
ReGAIN oferece cupons para ser usados em e-commerces, em troca de peças de vestuário
Às vezes, é preciso um empurrãozinho para fazer algo a respeito daquela peça que está encostada no armário. A ReGAIN, um aplicativo criado no Reino Unido, dá essa ajuda: o app incentiva a reciclagem de roupas ao garantir descontos em diversas lojas.
Ou seja, você economiza dinheiro enquanto faz algo de bom pelo planeta.
Para conseguir o bônus, a pessoa deve levar um mínimo de dez itens – entre roupas, sapatos e acessórios como cintos e bolsas – para um dos 20 mil pontos de coleta indicados pelo aplicativo. Os cupons e códigos para desconto na compra em lojas de roupas e de sapatos, de móveis e até de flores chegam pelo celular.
- Sintomas comuns de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão ou outras condições mais simples
- Estes são os motivos pelos quais você deve parar de roer a unha
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
- Atividade física pode acrescentar até 5 anos à sua vida
A ideia busca, entre outros objetivos, aumentar a vida útil das peças. Apesar de esforços em restaurar, reciclar ou reaproveitar roupas já existirem há algum tempo, a média de vezes em que uma roupa é usada caiu 36% em comparação a 15 anos atrás, segundo o estudo New Textiles Economy Report de 2017, da Fundação Ellen MacArthur.
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis
Para piorar, cerca de 6% dos itens de vestuário que são comprados vão direto para o lixo, segundo pesquisa da instituição de caridade Wrap, sem nem sequer passar pela possibilidade de reciclagem ou reaproveitamento.
A ideia do aplicativo, assim, é recompensar quem toma atitudes mais sustentáveis. A empresa afirma que até 95% das roupas são recicladas. O restante é destinado para a incineração, para geração de energia.
Por enquanto, o aplicativo de reciclagem de roupas, disponível na App Store e no Google Play, funciona apenas no Reino Unido. Mas há planos para expandir para outras regiões da Europa.
Leia também: Bioplástico livre de petróleo é feito com amido de milho
Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.