Arte com lixo vira projeto colaborativo no Instragram
A artista Dominic McCann se vale de dejetos para alertar sobre questões ambientais, como a quantidade de plástico nos oceanos
Artistas estão sempre criando, em qualquer situação cotidiana. Assim acontece com Dominic McCann. Foi ao levar as filhas para a escola que ela pensou em colher material para fazer arte com lixo.
Quando postou no Instagram a foto de uma tartaruga que construiu com dejetos, o sucesso foi tão grande que originou uma iniciativa.
O #projectlittercritter, ou pequena criatura, na tradução do inglês, nasceu de fato na ocasião em que Dominic passou férias na Malásia.
- Exposição em São Paulo: descubra onde curtir arte
- Rapper Rincón Sapiência está no projeto ABC Beat do Sesc Santo André
- Obra de arte no Largo da Batata celebra a evolução feminina através da força coletiva
- Projeto de reciclagem espalha cinzeiros em praias do litoral paulista
Lá, participou de um mutirão de coleta de lixo na praia. Meia hora de trabalho foi o suficiente para que o grupo recolhesse mais de uma dúzia de sacos de dejetos.
Com a ajuda do parceiro e das filhas, Dominic produziu uma escultura de tartaruga-de-pente. A artista escolheu essa espécie para fazer sua arte com lixo justamente por ela ser ameaçada de extinção.
Afinal, muito do perigo que esse e outros bichos correm se deve ao lixo na natureza, sobretudo os plásticos que inundam mares e oceanos.
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.
Como a arte com lixo de Dominic viralizou, ela abriu o projeto para outros colaboradores. Eles fotografam suas próprias esculturas de dejetos para serem postadas nas mídias sociais da artista.
Leia também: Advogado recolhe lixo plástico da praia e tartarugas ressurgem
Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.