Canudo reutilizável é feito de vidro especial de laboratório
Já existem várias campanhas contra o uso dos canudinhos plásticos, artefatos inofensivos só na aparência: descartados depois de uma utilidade de poucos minutos – o suficiente para tomar uma bebida –, poluem os oceanos por até 500 anos, tempo necessário para a sua decomposição, e acabam no sistema digestivo dos animais marinhos. Pois um novo projeto oferece uma alternativa sustentável para quem se habituou a esse recurso na hora de saborear um refresco: um canudo reutilizável.
O objeto é feito de vidro borossilicato, mais resistente que o comum – em relação ao calor e a elementos químicos, por exemplo – e em geral usado em laboratórios.
Resultado da parceria de duas empresas – Simple Organic, de cosméticos sustentáveis, e Mentah!, que combate o lixo no mar –, o canudo reutilizável tem uma espessura de 2 mm e seu calibre é o dobro do de canudinhos plásticos tradicionais.
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.
Ao contrário dos que são feitos de materiais como o bambu, sua limpeza é facilitada porque os restos de alimento não ficam impregnados em sua estrutura. Além disso, a transparência ajuda a identificar visualmente eventuais sujeiras.
Acompanham esse canudo de vidro – batizado de Eco, Lógico – uma capinha protetora, de tecido reciclado, e uma escovinha de limpeza. O kit sai por R$ 42.
Leia também: Lixo plástico produz casas populares que custam cerca de R$ 1.000
Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis