As melhores soluções sustentáveis
As melhores soluções sustentáveis
As melhores soluções sustentáveis
As melhores soluções sustentáveis

As melhores soluções sustentáveis

Famosos como Mauricio de Sousa apagam as luzes na Hora do Planeta

Desenhista é um dos embaixadores da campanha em sua edição 2019; proposta é realizar um apagão 'voluntário' entre 20h30 e 21h30 no dia 30 de março, sábado

Já tem programa para o sábado à noite? Antes de responder, pare alguns minutos para pensar em quanto de seu tempo você tem dedicado às causas ambientais. Se já é engajado nesse sentido, ótimo. Se não é tanto, tem uma boa chance para começar a ser. E isso só vai custar uma horinha da sua agenda. No caso, a Hora do Planeta. Já sabe quando vai ser?

Isso mesmo. No sábado à noite. Data: 30 de março. Nesse dia, das 20h30 às 21h30, as luzes de milhares de monumentos se apagarão pelo mundo todo.

Jovens em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, durante a Hora do Planeta 2018
Crédito: Reprodução/WWFJovens em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, durante a Hora do Planeta 2018

Por falta de energia? Não, nada disso. Trata-se de um blecaute “voluntário” cujo objetivo é convocar as pessoas para uma reflexão.

Assim, a ideia é deter-se sobre a seguinte questão: estamos adotando hábitos de consumo sustentáveis para a conservação do planeta?

A cantora mato-grossense Ana Rafaela é uma das embaixadoras da Hora do Planeta 2019
Crédito: Reprodução/WWF-BrasilA cantora mato-grossense Ana Rafaela é uma das embaixadoras da Hora do Planeta 2019

Aliás, qualquer pessoa pode participar. Ou empresa. Ou restaurante. Até uma cidade inteira!

Logo, caso decida aderir a esse movimento, saiba que não estará sozinho.

A campanha é promovida globalmente pela rede WWF, maior ONG ambiental do mundo.

E já recrutou a participação de muitas pessoas famosas. Na edição deste ano, a Hora do Planeta tem como embaixadores o desenhista Mauricio de Sousa e os cantores Lenine, Ana Rafaela e Gabriel Sater.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.

Dessa forma, eles ajudam a divulgar a iniciativa com posts nas redes sociais e criando materiais como vídeos, fotos e spots para rádio.

No dia 30, das 20h30 às 21h30, o WWF-Brasil vai organizar cinco eventos no país, abertos ao público e gratuitos. Eles acontecerão em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Fernando de Noronha (PE), Rio Branco (AC) e São Paulo (SP).

Além disso, haverá outras 40 iniciativas independentes por ocasião da Hora do Planeta, caso de ações dos Escoteiros do Brasil e do McDonald’s. Elas podem ser conferidas no site da campanha.

Voltando, então, à pergunta: o que vai fazer no sábado à noite? Se quiser ajudar esse planeta azul a ser mais saudável, programação não vai faltar. Assim, não seja o último a apagar as luzes.

Leia também: Filtro de água movido a energia solar abastece comunidades rurais

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.

Compartilhe:

Tags: #Quadrinhos