Luminária é confeccionada com redes de pesca recicladas
Designers de Portugal reutilizam fios de náilon e plásticos, que prejudicam a vida de animais marinhos, para produzir objeto
Há uma luz no final do túnel quando falamos de proteção ao ambiente. Ou melhor, às vezes nem é preciso de um túnel para essa iluminação. Ela pode estar até dentro de casa. E como um objeto de design inteligente, como uma luminária feita de redes de pesca recicladas.
Aliás, atenção ao prefixo “re”: reciclar, reutilizar e repensar. Ele também faz parte do nome da luminária: RE_DE.
Seu projeto foi desenvolvido pelos designers André Teoman e Ana Rita Pires. Por sinal, o escritório de Teoman fica na cidade portuguesa de Viana do Castelo, banhada pelo Oceano Atlântico.
- Qual é a sua meta para 2024? De acordo com pesquisa, brasileiros gostariam de passar mais tempo ao ar livre e tem até festival para isso
- Socorro (SP) é destino ideal para se refrescar no calor
- 7 glampings para levar a experiência de ‘acampar’ a outro patamar
- Iniciativa pretende reciclar 287 milhões de garrafas plásticas
Com o tempo, redes de pesca abandonadas e fios de náilon constituem uma armadilha fatal para os animais marinhos. Isso porque se desmembram em micropartículas que podem ser engolidas pelas espécies que vivem nos oceanos.
Então, melhor que seja dado um uso mais luminoso para esses resíduos. É essa a proposta dos dois designers.
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.
Eles coletam os fios e, com o uso de um tear tradicional e unindo-os a outros plásticos, constituem a malha que forma a luminária de redes de pesca recicladas.
Por sinal, esse material pode compor também diferentes tipos de tela e tecido. Afinal, a criatividade na reutilização dos materiais é farol no caminho da sustentabilidade.
Leia também: Plástico de restos de frutos do mar compõe vasos e embalagens