Vaso biodegradável abastece de água e protege mudas em solo árido
O recipiente foi desenvolvido por uma empresa da Holanda e é composto de materiais orgânicos, fazendo com que se desintegre no solo quando a planta cresce
Nem sempre a natureza ao redor favorece o desenvolvimento de novas vegetações. Em ambientes inóspitos, como os mais áridos, muitas vezes é necessário dar uma forcinha para que uma muda cresça e se torne uma árvore. Uma empresa com sede na Holanda encontrou um meio de fornecer o acolhimento que o “bebê-planta” requer para não sucumbir em seus primeiros estágios de vida: um vaso biodegradável que o protege e ainda o abastece com a umidade de que precisa para vingar.
O objetivo da empresa Land Life Company é mesmo o de povoar de verde regiões do planeta que perderam vida vegetal pelo desmatamento ou por mudanças climáticas prejudiciais às espécies desses lugares.
Para ajudar, então, nesse processo de reconstituição ecológica, a Land Life criou o Cocoon, ou casulo, em português – nome que bem define o propósito desse vaso biodegradável.
- Dia do Consumo Consciente: Dicas de como evitar o desperdício de água
- Como um vaso das sete ervas pode transformar a energia da sua casa
- ‘Verdejando’ promove live com plantio simultâneo
- Mineiro cultiva horta na laje com 150 espécies de plantas
Formado por materiais orgânicos que tornam seu aspecto semelhante ao de uma massa de papelão, o Cocoon é dotado de uma espécie de reservatório subterrâneo que permite que a muda seja autossuficiente no que diz respeito ao abastecimento de água.
Além disso, a adição de fungos nesse reservatório ajuda a planta a absorver os minerais necessários para um crescimento saudável.
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.
Como um bom casulo, o vaso biodegradável também protege a muda do apetite de pequenos animais que estariam dispostos a fazer dela seu alimento.
À medida que a raiz da planta se desenvolve, o Cocoon, por ser feito de matéria orgânica, se desintegra no solo, sem gerar qualquer tipo de prejuízo ao ambiente.
A Land Life já utilizou o vaso biodegradável em 12 países, como Austrália, Chile, México e Peru, em parceria com viveiros locais que fornecem as espécies mais adequadas a cada região.
O percentual de sobrevivência das mudas plantadas no recipiente atinge 95%; é o que podemos chamar de um casulo realmente acolhedor.
Leia também: Horta em espiral aproveita espaços pequenos
Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.