Plataforma reúne histórias de transformadores do mundo todo
O projeto começou em 2009 como uma forma de mostrar ações de combate à poluição plástica nas praias de Bali, na Indonésia
Ninguém muda o mundo em um minuto ou dois. Contudo, isso é o bastante para divulgar uma iniciativa. Assim, o projeto Make a Change World reúne vídeos de até 120 segundos com histórias de transformadores de todo o planeta.
A proposta foi empreendida pelos ativistas ambientais e filmmakers franceses Gary e Sam Bencheghib. Foi em 2009 que tudo começou como uma forma de mostrar ações de combate à poluição plástica nas praias de Bali, na Indonésia.
Em um segundo passo, o trabalho evoluiu para retratar histórias de pessoas e organizações que lutam por causas defendidas pelos empreendedores em diversos pontos do globo.
- Guaraná transforma pôsteres publicitários em canudos de papel
- Pelo 2º ano, Portugal é eleito melhor destino turístico do mundo
- Cápsula biodegradável de café se decompõe em até 4 meses
- Conheça o banheiro de bolso que dispensa água e rede de esgoto
São mudanças restritas geograficamente a determinadas localidades. Porém, ganham importante efeito multiplicador com os vídeos digitais produzidos por Gary e Sam.
É possível conhecer, por exemplo, a história de uma nova-iorquina que era diplomata e se mudou para a Costa Rica. Seu intuito era o de viver com o mínimo possível. Além disso, queria combater o acúmulo de lixo plástico por lá.
Outro relato é o de um artista e designer africano que dá a coisas jogadas fora uma segunda vida como bolsas, anéis e colares. Ele mesmo, dado como morto ao nascer, teve uma segunda chance.
Uma artista que constrói instalações em forma de seios gigantes, estruturas biodegradáveis e orgânicas. Tais peças suscitam debates sobre o papel do feminino nas sociedades. Um artesão que fabrica instrumentos musicais só com objetos que encontra no lixo.
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.
Esses são alguns dos relatos transformadores filmados por Make a Change World. Trata-se de uma forma de fazer do storytelling uma fonte de inspiração para o surgimento de outras iniciativas sustentáveis.
Leia também: Garrafa biodegradável é alternativa a embalagens PET poluentes
Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.